
A Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição foi fundada em 12 de julho de 1890 por Amábile Lúcia Visintainer, hoje Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Considerada a primeira santa do Brasil, tem como carisma a “Sensibilidade para perceber os clamores da realidade e disponibilidade para servir aos mais necessitados e aos que estão em situação de maior injustiça”.
Santa Paulina desde de sua infância exercitou a prática do cuidado com a vida. Aos oito anos de idade, já cuidava de sua avó idosa e doente, dividia seu lanche com as colegas que não tinham e visitava os doentes na comunidade. Iniciou a Congregação ao deixar a casa de sua família para cuidar de Ângela Lucia Viviani, que padecia de câncer. Santa Paulina também se dedicou incansavelmente ao cuidado das crianças órfãs e idosos nos asilos. Tudo feito na gratuidade, na doação, no voluntariado para que os mais pobres e vulneráveis tivessem “vida em abundância”.
Nos passos de Santa Paulina, as Irmãzinhas atuam na defesa e promoção da vida, em todas as áreas de atuação, na ação evangelizadora a partir dos empobrecidos e necessitados. Direcionam, nesta ótica, as comunidades da Congregação e as unidades da Rede Santa Paulina, articulando forças para transformar a sociedade. Voluntários e voluntárias, junto com as Irmãs, abraçam a causa da luta por um mundo melhor, investindo tempo e conhecimento na realização de ações concretas a serviço da vida.



