Família Madre Paulina (FAMAPA)

O que é a FAMAPA?

É a Família Madre Paulina. Dela fazem parte: leigos, leigas, crianças, jovens e adultos, idosos e idosas, que buscam vivenciar a vocação batismal, engajando-se na comunidade eclesial e na sociedade, inspirados no Carisma, Espírito, Espiritualidade e Missão de Santa Paulina.

A FAMAPA deseja ser no mundo e na Igreja, uma expressão de serviço principalmente aos mais necessitados; um exercício de diálogo, acolhendo e respeitando todas as etnias e culturas, anunciando a Boa Nova de Jesus Cristo, através do testemunho comunitário e pessoal, para que hoje, Jesus seja conhecido, amado e adorado por todas as pessoas e em todos os lugares e situações.

OBJETIVO

Responder ao chamado de Jesus, por vocação batismal, para viver e anunciar o Evangelho, inspirados em Santa Paulina, buscando forças na Palavra de Deus, na Eucaristia e em Maria, inseridos e inseridas numa realidade concreta.

MISSÃO

Fundamentados no chamado e envio missionário de Jesus, a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição e a FAMAPA fazem sua a Missão de Jesus Cristo, inspiradas nos ideais de Santa Paulina, em comunhão com a Igreja e na sensibilidade aos sinais dos tempos.

A Ação Evangelizadora dos membros da FAMAPA se desenvolve nos diversos meios onde vivem e atuam, como leigos e leigas: na família, comunidade eclesial e sociedade.

Os membros da FAMAPA colocam-se a disposição da defesa e promoção da vida, de modo especial, dos mais pobres e necessitados.

ORGANIZAÇÃO

A FAMAPA está organizada em âmbito geral, provincial, local e por regiões. Os grupos reúnem-se periodicamente para partilhar a vida, rezar e refletir a realidade e a própria missão, à luz da Palavra de Deus. Buscam conhecimentos sobre a história de Santa Paulina, seu Carisma e Espiritualidade. Planejam e avaliam suas ações na comunidade.

ONDE E COMO ATUAM

Os grupos procuram viver e testemunhar o Evangelho conforme o Carisma, Espírito e Espiritualidade de Santa Paulina:

  • Sendo presença animadora, sensível aos clamores do povo, assumindo os diversos serviços e ministérios na Comunidade Eclesial.
  • Somando forças nas pastorais: Vocacional, Carcerária, da Saúde, da Educação, Criança, Juventude, Terceira Idade, do Batismo; na Catequese, Liturgia, Infância Missionária e outros.
  • Engajando-se em movimentos populares empenhados na defesa e promoção da vida.
  • Promovendo organização e realização de iniciativas em vista de conquista da cidadania, projetos sociais e de economia solidária, que visam a geração de renda e a melhoria nas condições de vida.
  • Realizando, mensalmente, a Novena de Santa Paulina, em preparação ao seu Dia (dia 09 de cada mês) e sua Festa Litúrgica (09.07).
  • Visitando os doentes em suas residências ou hospitais.
  • Angariando gêneros alimentícios para pacientes ou pessoas necessitadas.
  • Promovendo cursos de: alfabetização, corte e costura, bordado, crochê, tricô, pintura, manicure e beleza, iniciação musical, para adultos e adolescentes mais necessitados.

Existem grupos de crianças que são despertadas para viver os valores de Santa Paulina. Estes grupos são chamados FAMAPINHA e estão crescendo e se multiplicando em diferentes lugares.

A juventude também encontra em Santa Paulina a inspiração para viver a missão e o seguimento a Jesus. Existem grupos de jovens identificando-se com a FAMAPA e carinhosamente são chamados FAMAPAJU. Essa experiência está sendo realizada na Argentina e Brasil.

Assim, a FAMAPA cruzou as fronteiras e além dos grupos existentes no Brasil, está presente na Nicarágua, Guatemala, Moçambique, Chade, Chile e Argentina.