Regional Virgen de Guadalupe

Era início da década de 80. As conclusões de Puebla no México, as grandes opções pastorais da Igreja latino-americana e do Caribe, dando frente às situações de injustiça onde os pobres são cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos. A Igreja, escutando seus clamores e olhando seus novos rostos concretos, assume evangelizar, optando preferencialmente pelos mais pobres. Para a Vida Religiosa do Continente, aconteceu o despertar de sua missão profética na inserção com os mais pobres e os mais necessitados.

Em Centro América, um fato novo: a Revolução Sandinista. A pequena Nicarágua surge como luz e esperança para os pobres do continente e do mundo. Nicarágua, era dos povos mais pequenos do mundo, mas dela nasceu uma esperança, uma nova luz que iluminou toda a terra.

Com este pano de fundo se realizou em julho de 1980, no Rio do Janeiro, a Conferência dos Religiosos/as do Brasil, presente mais de 400, Religiosos/as, assessores, teólogos da libertação, e também com sua presença animadora o Cardeal Pirônio da Sagrada Congregação dos Religiosos/as. Foi ele, que desafiou a Vida Religiosa do Brasil: “Chegou a hora em que o Brasil devia dar de sua pobreza e de sua rica experiência”, e apontava Nicarágua como um lugar de fronteiras, que exigia presença nesse momento histórico e de mudanças para o povo.

Terminada a assembleia houve uma reunião da Coordenação Geral e Provincial, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, onde foram expostos os desafios do cardeal Pironio, e então decidiu- se que Irmã Ilze Mees faria uma primeira visita à Nicarágua para fazer os primeiros contatos com a realidade do povo. Em setembro do mesmo ano, saem duas provinciais, Irmã Ilze Mees, coordenadora Provincial da Província do Mato Grosso e Irmã Ester Ostrowski da Província de Santa Catarina, rumo à Nicarágua, guiadas pela estrela do novo povo que acaba de nascer. Ao chegar, foram recebidas pela secretária da CONFER (Conferência dos Religiosos de Nicarágua).

As Irmãs Hilaria (Maria das Neves), Lodia Furlani, e Rosiane Scola, prepararam-se para partir para Nicarágua. Saíram do Brasil em 16 de maio de 1981 com a Irmã Ilze Mees, Coordenadora Provincial. É a primeira missão da Congregação em idioma hispânico “sai de sua terra, de sua parentela, e da casa de seu pai para ir à terra que te mostrar. Em ti serão benditas todas as gerações. (Gn, 12)

Várias outras irmãs brasileiras fazem parte desta história por ter compartilhado suas vidas nestas terras nicaraguenses e guatemaltecas nos 25 anos de vida e missão. Hoje formamos a Regional Virgem do Guadalupe, constituída por 5 comunidades em Centro América, desde 19 de maio do 2001, com sede em Manágua, Nicarágua.

 

DESDE O CORAÇÃO DA AMÉRICA  até Nossa Realidade:

 Nicarágua

Nicarágua é um país de gente jovem.
Do total de habitantes: 5,4 milhões, 70% são menores de 30 anos.
A força trabalhista, composta por 2 milhões de pessoas, é reconhecida por sua flexibilidade, alta
produtividade, bons hábitos de trabalho, assim como a capacidade de aprender rapidamente.
Manágua, com uma população total de 1,3 milhões de habitantes, é a capital de Nicarágua. 27% da
população da Manágua (350,000 habitantes) está entre as idades de 20-34 anos.

 Guatemala

Dos 11.241.540 habitantes, 49,52% são mulheres e delas 51% são mulheres indígenas. Em algumas regiões
até 87,5% são mulheres indígenas analfabetas.
Superfície: 108.889 km2.
Departamentos: 22.
Municípios: 331 com 20.485 lugares povoados.
População indígena: 48 % da população.
Depois de 36 anos de conflito armado, os efeitos da guerra reforçaram as causas estruturais de pobreza,
discriminação, e violência que afetaram de maneira preponderante as mulheres, os meninos e meninas e os
povos indígenas.

A Regional Virgen de Guadalupe (RVG), com Sede em Manágua, está constituída por seis comunidades nos países: Nicarágua, El Salvador e Guatemala.

Onde estamos? 

Nicarágua

1. Comunidad Hermana Lódia 
Reparto San Martin, Casa # 46
Barrio Alta Gracia
MANÁGUA – NICARÁGUA

 2. Comunidad Oscar Arnulfo Romero
Frente Al Hotel Miraflores
Zona 8
NUEVA GUINEA – NICARÁGUA

 3.  Comunidad Santa Paulina
Contiguo Al Interzonal La Fonseca
Colonia La Fonseca
NUEVA GUINEA – NICARÁGUA

GUATEMALA

1. Comunidad Wotch Bethania
Barrio el Porvenir – San Andrés
SAN JOSÉ – PETEN – GUATEMALA

EL SALVADOR

1. Comunidad Santíssima Trinidad
Paroquia San Francisco de Assis
Barrio El Centro – Frente a la Plaza Central
AZACUALPA – EL SALVADOR

2. Comunidad San Pedro del Norte
Contiguo a la Iglesia Católica
Barrio Belo Amanecer
SAN PEDRO DEL NORTE
PAIWAS – RAAS