Serviço de Animação Vocacional

A vocação é um chamado a partir da pessoa de Jesus, que nos convida a segui-lo.

“Sigam-me, e eu farei de vocês pescadores de homens.” (Mt 4,18)

Vocação é o chamado de Deus a toda pessoa humana, um chamado individual em vista de uma missão em favor da comunidade e das pessoas. É dom, é graça, é eleição para tornar mais visível o Reino de Deus.

O Serviço de Animação Vocacional (SAV) é um trabalho pastoral que visa despertar as pessoas para a vocação humana, cristã e eclesial. As pessoas que trabalham no SAV tem como missão: acolher as juventudes que desejam aprofundar a vocação à Vida Laical, Religiosa e Sacerdotal; estar presente e fazer um trabalho vocacional na catequese, com os coroinhas, infância missionária, grupos de jovens e escolas; realizar a Semana de Animação Vocacional nas paróquias por ocasião do mês vocacional, ordenação sacerdotal, diaconal, profissões religiosas e outros; promover palestras, encontros vocacionais, retiro ou jornada de espiritualidade para animadores vocacionais e realizar encontros com os vocacionados/as, afim de ajudá-los no processo de descoberta da própria vocação.

A animadora vocacional deve ajudar as/os jovens a encontrarem um sentido para a vida e proporcionar meios para que a vocacionada/o faça uma experiência de fé profunda, e se integre á comunidade eclesial, num serviço à vida, cresça e possa responder, com liberdade, ao chamado de Deus.

A Irmãzinha se empenha com amor, criatividade e iniciativas para ajudar a pessoa a descobrir, acolher e assumir o chamado de Deus. (CCIIC 123). Acompanha as jovens/os, no discernimento vocacional para uma opção de vida concreta, entusiasmando-as pelo Projeto e Missão de Jesus Cristo. (DCIIC 124 b)

Espaços de atuação do SAV: espaços eclesiais – pastorais, grupos, movimentos, meios populares, escolas, junto às famílias e outros.

A animadora vocacional utiliza-se da eficácia dos meios de comunicação social, das mídias digitais e outros meios, a fim de dar visibilidade, favorecer o trabalho do despertar, incentivar e motivar as jovens/os, na busca do seguimento a Jesus Cristo, bem como ao conhecimento da Congregação e Carisma de Santa Paulina.

Nesta dinâmica, acontece o acompanhamento vocacional daquelas que desejam se aprofundar no conhecimento vocacional, mas residem em lugares distantes onde as Irmãzinhas não estão presentes.

O Serviço de Animação Vocacional deve perpassar toda a missão da Irmãzinha e tem como missão, apresentar às jovens o fascínio da pessoa de Jesus Cristo e a beleza do dom de si à causa do Evangelho e do Reino de Deus, nos passos de Santa Paulina.

As Irmãs realizam o Serviço de Animação Vocacional nas realidades onde a Congregação está presente nos diferentes níveis: regional, diocesano, paroquial, no Santuário Santa Paulina e nas Conferências. Comprometidas com este serviço, organizam e participam de semanas vocacionais, missionárias, em escolas, comunidades paroquiais por ocasião de ordenações sacerdotais, diaconais, votos religiosos, profissão perpétua e jubileus. Também acompanham as jovens no discernimento vocacional e possibilitam experiências nas comunidades religiosas.

Cultura Vocacional

Faz-se necessário aprofundar e assumir a cultura vocacional e do encontro na ação missionária, nos diversos ministérios e em todos os âmbitos: intercongregacional, paroquial, diocesano, conferências e outros.

Trabalhar no itinerário vocacional o Despertar, Discernir, Cultivar e Acompanhar, a fim de ajudar as/os jovens no seu processo de descoberta, amadurecimento e tomada de decisão – opção de vida.

Toda vocação necessita ser discernida em meio à comunidade e em vista da missão, configurando-se com Jesus Cristo a partir da espiritualidade do seguimento e do discipulado missionário.

Que tal conhecer a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição e se colocar a serviço de uma grande causa, do jeito de Santa Paulina?

“Fazei-vos coragem!” (Santa Paulina)

Contato