Serviço de Animação Vocacional

A vocação é um chamado a partir da pessoa de Jesus, que nos convida a segui-lo.

“Sigam-me, e eu farei de vocês pescadores de homens.” (Mt 4,18)

Vocação é o chamado de Deus a toda pessoa humana, um chamado individual em vista de uma missão em favor da comunidade, das pessoas. É dom, é graça, é eleição para tornar mais visível o Reino de Deus.

O Serviço de Animação Vocacional (SAV) é um trabalho pastoral que visa despertar as pessoas para a vocação humana, cristã e eclesial. As pessoas que trabalham no SAV tem como missão: acolher as juventudes que desejam aprofundar a vocação à Vida Laical, Religiosa e Sacerdotal; estar presente e fazer um trabalho vocacional na catequese, com os coroinhas, infância missionária, grupos de jovens e escolas; realizar a Semana de Animação Vocacional nas paróquias por ocasião do mês vocacional, ordenação sacerdotal, diaconal, profissões religiosas e outros; promover palestras, encontros vocacionais, retiro ou jornada de espiritualidade para animadores vocacionais e realizar encontros mensais com vocacionadas/os.

A animadora vocacional deve ajudar as/os jovens encontrarem um sentido para a vida e promover condições para que a vocacionada/o faça uma experiência de fé profunda, e se integre a comunidade eclesial, num serviço à vida, cresça e possa responder, com liberdade, ao chamado de Deus.

A Irmãzinha se empenha com amor, criatividade e iniciativas para ajudar a pessoa a descobri, acolher e assumir o chamado de Deus. (CCIIC 123) Acompanha as pessoas no discernimento vocacional para uma opção de vida concreta, entusiasmando-as pelo Projeto e Missão de Jesus Cristo. (DCIIC 124 b)

Espaços de atuação do SAV:

Nas Escolas

As Irmãzinhas trabalham nas escolas particulares e públicas mostrando o valor da vida e da vocação desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Nos Meios de Comunicação Social

A animadora vocacional usufrui da eficácia dos meios de comunicação social e outros meios, que são uma potência atual no mundo das juventudes e isso viabiliza e favorece o trabalho de despertar, incentivar e motivar a juventude na busca do seguimento a Jesus Cristo. “Os meios de comunicação levam as juventudes ao conhecimento da Congregação e, por sua vez, ao conhecimento das Juventudes. Neste intercâmbio, acontece o despertar e o acompanhamento vocacional daquelas que desejam se aprofundar no discernimento, mas residem em lugares distantes ou onde as Irmãzinhas não estão presentes.”

Na Catequese

A catequese torna-se um lugar privilegiado para apresentar às crianças, adolescentes e jovens a proposta vocacional, abrindo-se para a dimensão ministerial da comunidade eclesial. De forma criativa e dinâmica, a catequese apresenta as diferentes vocações como caminhos possíveis a serem abraçados por todas as pessoas no seguimento a Jesus.

Nas Comunidades e Meios Populares

O Serviço de Animação Vocacional deve perpassar toda a missão da Irmãzinha e tem como meta apresentar às jovens o fascínio da pessoa de Jesus Cristo e a beleza do dom de si a causa do Evangelho e do Reino de Deus, nos passos de Santa Paulina.

As Irmãs realizam o Serviço de Animação Vocacional nas realidades onde a Congregação está presente nos diferentes níveis: regional, diocesano, paroquial, no Santuário Santa Paulina e nas Conferências. Sendo assim, assumem semanas vocacionais e missionárias, em escolas, comunidades paroquiais por ocasião de ordenações sacerdotais e diaconais, votos religiosos e demais celebrações especiais, como profissão perpétua e jubileus. Também acompanham as jovens no seu discernimento vocacional e possibilitam experiências nas comunidades religiosas.

Cultura Vocacional

Faz-se necessário aprofundar e assumir a cultura vocacional  e do encontro na ação missionária, nos diversos ministérios e em todos os âmbitos- intercongregacional-paroquial, diocesano, nas conferências e outros.

Trabalhar no itinerário vocacional o Despertar, Discernir, Cultivar e Acompanhar, afim de ajudar as/os jovens no seu processo de descoberta, amadurecimento e tomada de decisão – opção de vida.

Toda vocação necessita ser discernida em meio à comunidade e em vista da missão, configurando-se com Jesus Cristo a partir da espiritualidade do seguimento e do discipulado missionário.

Se você quer fazer parte da missão de Santa Paulina e deseja colocar sua vida a serviço de uma grande causa, que tal conhecer a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição?