Missão Ad Gentes

A missão da Congregação está fundamentada no imperativo do Evangelho: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações (Mt 28, 19a), nos ideais de Santa Paulina, nossa fundadora, em comunhão com a Igreja e na sensibilidade aos sinais do tempo.

A exemplo de Jesus Cristo, a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo, a Irmãzinha é consagrada e enviada a assumir a Missão Ad Gentes.

Na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho), Papa Francisco fala de uma Igreja em “saída”.  Ele acentua que é próprio da Palavra de Deus o dinamismo de “saída”. Relembra Abraão que aceitou o chamado de Deus para partir rumo a outra terra; Moisés a quem ordenou “Vai eu te envio”; Jeremias a quem Ele disse “Irás onde eu te enviar”; Jesus com seu “Ide e fazei discípulos de todos os povos” e “Evangelizai toda criatura”. Assim, o papa afirma que “hoje todos somos chamados a esta nova “saída “missionária. Cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos somos convidados a aceitar este chamado: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho”. (n. 20)

A Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição marca sua presença missionária em 15 estados do Brasil (Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e Piauí) e em outros 11 países (Argentina, Bolívia, Camarões, Chade, Chile, El Salvador, Guatemala, Itália, Moçambique, Nicarágua e Peru).