Formação

“Jesus chamou a si os que ele quis, e foram até ele. E constituiu doze, para que ficassem com ele a fim de enviá-los em missão.” (Mc 3,13-14)

O objetivo central do processo formativo na Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição é a preparação da pessoa para a consagração de si mesma a Deus, no seguimento a Jesus Cristo, para continuar sua missão no mundo, conforme o carisma da Congregação. Este processo é gradual, dinâmico, participativo, integral, aberto à Igreja e ao mundo (CCIIC 109).

Etapas para a formação das jovens para a Vida Consagrada na Congregação:

Acompanhamento Vocacional

A formação da jovem começa com o acompanhamento vocacional ainda no ambiente familiar, por um determinado tempo, conforme o processo de caminhada e discernimento. Nesta etapa, a jovem, chamada de vocacionada, é acompanhada de forma mais direta por meio de visitas das Irmãs à família, oportunizando a participação nos encontros vocacionais e retiro de opção de vida. Tempo de convivência com as Irmãs nas Comunidades e estudo do material vocacional, com o objetivo de ajudar no cultivo da vocação, oferecendo um acompanhamento personalizado. Neste processo é fundamental que a jovem tenha alguma integração na pastoral de sua comunidade eclesial.

Aspirantado

É a etapa quando a jovem entra no processo sistemático de formação na Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição e passa a ser chamada de Aspirante, isto é, aspira, deseja uma vida de doação e serviço ao povo de Deus.

Esta etapa proporciona um tempo de experiência por meio de processo personalizado, favorecendo o conhecimento pessoal e comunitário, discernimento vocacional, experiência missionária e vivência dos valores humanos e cristãos e vida espiritual. Desenvolvimento nas dimensões: afetiva, intelectual, teológica, profissional e pastoral a fim de discernir conscientemente a vocação. Duração mínima de um ano, considerando o processo de crescimento de cada pessoa.

Postulantado

O Postulantado é um tempo de autoconhecimento, experiência comunitária, conhecimento e vivência do Carisma, formação intelectual e engajamento pastoral num clima de abertura e oração, para que a jovem possa clarear as motivações reais para o seguimento de Jesus Cristo na Vida Religiosa, de forma livre, consciente e responsável conforme o carisma da Congregação.

É o terceiro passo no processo de formação. Este tempo dura de um a dois anos. A jovem aprofunda sua vocação, o conhecimento da Congregação e se prepara para o Noviciado.

Noviciado

O Noviciado é um tempo forte de experiência de Deus, de oração, de pertença à Congregação e de vivência do carisma, Espírito, espiritualidade e missão. Este período tem a finalidade de iniciar a Noviça no conhecimento e na experiência dos compromissos da consagração e do carisma da Congregação a serem assumidos pela profissão dos Votos Religiosos.

A Noviça, a exemplo de Jesus, na Casa de Nazaré, prepara-se com mais intensidade na intimidade com Deus, no convívio fraterno, na participação na missão, no trabalho e no silêncio, para entregar sua vida ao Senhor, na Igreja, por meio da Congregação, para o serviço aos irmãos e irmãs, a fim de anunciar, pela palavra e pela vida, a mensagem de libertação, alegria e salvação. O Noviciado tem a duração de dois anos.

Profissão Religiosa

Ao final do noviciado, chega o grande momento, chamado de Primeira Profissão. A Noviça é chamada a professar os conselhos evangélicos: os votos de castidade, pobreza e obediência. Neste momento, torna-se membro integrante da Congregação fundada por Santa Paulina.

A consagração religiosa, feita unicamente a Deus, envolve todo o ser em uma relação gratuita de renovado amor e entrega, em vista da missão.

Juniorato

O Juniorato é um tempo específico de consolidação dos valores da Vida Religiosa, internalizados no processo formativo e de pertença definitiva à Congregação.

A partir da Primeira Profissão, a Irmãzinha inicia um tempo de formação inserida numa comunidade da Congregação que lhe possibilita integrar a experiência de Deus, a formação pessoal, a vida fraterna, a missão, o estudo e o trabalho.

É um período de pelo menos cinco anos, em que a Irmã renova anualmente sua profissão religiosa. A partir do quinto ano de votos e de uma preparação específica, a Irmãzinha faz sua consagração definitiva, o que chamamos de votos perpétuos.

Em todo esse processo de formação, a jovem é acompanhada e são proporcionadas condições para o equilíbrio psicológico, emocional, físico e espiritual para poder servir melhor.

Notícias