Formação para a Vida Religiosa na CIIC

“Jesus chamou a si os que ele quis, e foram até ele. E constituiu doze, para que ficassem com ele a fim de enviá-los em missão.” (Mc 3,13-14).

O objetivo central do processo formativo na Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição é a preparação da pessoa para a consagração de si mesma a Deus, no seguimento a Jesus Cristo, para continuar sua missão no mundo, conforme o carisma da Congregação. Este processo é gradual, dinâmico, participativo, integral, aberto à Igreja e ao mundo (CCIIC 109).

Etapas para a formação das jovens para a Vida Consagrada na Congregação:

Acompanhamento Vocacional

A formação da jovem começa com o acompanhamento vocacional ainda no ambiente familiar, por um determinado tempo, conforme o processo de caminhada e discernimento. Nesta etapa, a jovem, chamada de vocacionada, é acompanhada de forma mais direta por meio de visitas das Irmãs à família, oportunizando a participação nos encontros vocacionais e retiro de opção de vida. Tempo de convivência com as Irmãs nas Comunidades e estudo do material vocacional, com o objetivo de ajudar no cultivo da vocação, oferecendo um acompanhamento personalizado. Neste processo é fundamental que a jovem tenha alguma integração na pastoral de sua comunidade eclesial.

Aspirantado

O Aspirantado é um período de tempo suficiente, no qual a jovem numa atitude de busca, questiona-se sobre sua vocação, faz experiência de Vida Comunitária e Missão, aprofunda o conhecimento da Congregação e se dá a conhecer. (cf. CCIIC,117)

Esta etapa tem como objetivo proporcionar um tempo de experiência de forma personalizada, o conhecimento pessoal e comunitário, vocacional, experiência missionária e vivência dos valores humanos e cristãos (católicos).

Possibilitar à jovem uma vivência progressiva na oração pessoal, na vida comunitária, no engajamento apostólico, nos diversos serviços próprios das ações evangelizadoras da CIIC conforme suas aptidões.

Postulantado

O Postulantado é um tempo de autoconhecimento, de experiência do núcleo identitário da Vida Religiosa Consagrada: vida comunitária, espiritualidade e missão, conhecimento, vivência do Carisma, Espírito e Espiritualidade da CIIC; formação intelectual, engajamento pastoral, num clima de abertura e oração, para que possa clarear as motivações reais para o seguimento de Jesus Cristo na Vida Religiosa Consagrada, de forma livre, consciente e responsável conforme as exigências da CIIC.

Noviciado

A Vida Religiosa Consagrada na CIIC começa com o noviciado, mediante um ato litúrgico de admissão. Este período tem a finalidade de iniciar a noviça no conhecimento e na experiência dos compromissos do núcleo identitário da Vida Religiosa Consagrada (espiritualidade, vida comunitária e missão) bem como do Espírito, da Espiritualidade Eucarístico-Marial, do Carisma da CIIC a serem assumidos pela profissão dos Votos Religiosos de Castidade, Pobreza e Obediência. (cf. CCIIC, 129)

O Noviciado é um tempo forte de experiência de Deus, de oração, de pertença à CIIC e de vivência do Carisma, Espírito, Espiritualidade e Missão.

A Noviça, a exemplo de Jesus, na Casa de Nazaré, se prepara com mais intensidade na intimidade com Deus, no convívio fraterno, na participação na missão, no trabalho e no silêncio, para entregar sua vida ao Senhor, como o absoluto de sua vida, na Igreja Católica através da CIIC, para o serviço aos irmãos irmãs, a fim de anunciar, pela Palavra e pela vida, a mensagem de libertação, alegria e salvação.

Profissão Religiosa

A consagração religiosa, feita unicamente a Deus, envolve todo o ser em uma relação gratuita de renovado amor e entrega, em vista da missão.

Ao final do Noviciado, a Noviça livremente faz os votos públicos de Castidade, Pobreza e Obediência. Esse compromisso exprime a oferta total e incondicional de si mesma a Deus. Com os votos, a Irmãzinha consagra-se a Deus pelo ministério da Igreja, é incorporada à Congregação fundada por Santa Paulina, com os direitos e deveres definidos pelas Constituições e assume o estilo de vida de Jesus de acordo com o Carisma da Congregação.

Juniorato

O Juniorato é um tempo específico de consolidação dos valores da Vida Religiosa, internalizados no processo formativo e de pertença definitiva à Congregação. Tem por finalidade, aprofundar o processo de formação religiosa, apostólica, humana, técnico-profissional e viver o carisma da Congregação pela observância das Constituições, preparando-se para a Profissão Perpétua.

A partir da Primeira Profissão, a Irmãzinha inicia um tempo de formação inserida numa comunidade da Congregação que lhe possibilita integrar a experiência de Deus, a formação pessoal, a vida fraterna, a missão, o estudo e o trabalho.

É um período de pelo menos cinco anos, em que a Irmã renova anualmente sua profissão religiosa. A partir do quinto ano de votos e de uma preparação específica, a Juniorista faz sua consagração definitiva, o que chamamos de Votos Perpétuos. Em todo processo de formação, a Juniorista é acompanhada e lhe são proporcionados meios de crescimento nas dimensões: humano, afetivo, espiritual, comunitário, profissional e missão, que lhe permita dar resposta definitiva a Deus, na CIIC.

Formação continuada

A necessidade de uma renovação contínua faz parte do dinamismo próprio da consagração religiosa. Por isso, a formação é necessária em todas as etapas da vida, cada uma com seu enfoque próprio.

O objetivo da formação continuada é manter acesa a chama do ideal religioso através da fidelidade contínua à consagração feita ao Senhor (DCIIC, 156). Cultivar a integração humano, afetiva, psicológica, espiritual, a fim de viver uma vida religiosa alegre, feliz e doada a serviço do Reino de Deus.

A fidelidade ao carisma e às necessidades da missão exige da Irmãzinha empenho contínuo no processo da própria formação nas várias dimensões: humana, fraterna, espiritual, teológica, missionária, cultural e profissional para melhor responder às exigências da missão e das novas situações eclesiais e sociais.

A formação Inicial e Continuada atinge em profundidade a totalidade da pessoa, de tal modo que suas atitudes e gestos revelam sua pertença total e feliz à Trindade Santa. É um processo global, progressivo, participativo, um itinerário a ser feito, um caminho a ser percorrido, tendo por finalidade uma entrega livre, consciente e generosa da própria vida a serviço do Reino de Deus por meio dos irmãos e irmãs.

Nunca, jamais desanimeis, embora venham ventos contrários.

Santa Paulina