Saúde

A Irmãzinha que atua na Saúde e pessoa idosa, a exemplo de Jesus, protege a vida que está para nascer, defende a que está ameaçada e promove a vida integral.

Junto aos pobres e enfermos, a missão da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (CIIC) é de aprofundar a vida de fé individual e comunitária, tornando presente a ternura e a compaixão de Deus. Assim, a Irmãzinha promove, defende e cuida da Vida, nas dimensões: comunitária, solidária e político – institucional.

Junto às pessoas idosas, a Irmãzinha é sinal da presença do Deus compassivo e misericordioso, ajudando-as a dar sentido à vida, alimentando-lhes a consciência de serem sujeitos ativos na sociedade.

A Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição realiza a Ação Evangelizadora na Saúde em diferentes meios:

Outras comunidades que atuam na saúde:

  • Casa Comunhão e Serviço “Santa Paulina” – Santos-SP

Atuam nos grupos e organizações populares, desenvolvem alternativas de saúde curativa e preventiva:

  • Paróquia de Cajati – SP – Brasil
  • Moçambique e Chade – África

Pastoral da Saúde

A partir do exemplo de Jesus, que veio “para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10, 10), em diversas comunidades, as Irmãzinhas atuam na Pastoral da Saúde, promovendo, recuperando, defendendo e prestando assistência psicoespiritual junto aos enfermos, quer nos domicílios ou nos hospitais.

Pastoral da Criança

Motivadas pela fé, as Irmãzinhas atuam na Pastoral da Criança, por meio da formação e acompanhamento de líderes nas comunidades. Também estão junto às famílias, no cuidado e acompanhamento do desenvolvimento integral das crianças, em todas as fases da vida, promovendo a saúde, a boa nutrição, a educação e o desenvolvimento para que cresçam em sabedoria e graça.

Pessoa Idosa

Junto às pessoas idosas, a Congregação desenvolve um trabalho de ser, acima de tudo, uma presença do Deus compassivo e misericordioso, ajudando-os a dar sentido à vida, motivando-lhes a que sejam sujeitos ativos na sociedade.

As Irmãs atuam em diferentes Instituições de Longa Permanência (asilos), além de estarem integradas nas Pastorais Paroquiais e Diocesanas que se organizam em defesa da vida, especialmente, na área da Saúde e cuidado das pessoas idosas.

Atualmente, as Irmãs estão presentes:

  • Lar Nossa Senhora Aparecida – Aparecida – SP
  • Lar dos Velhinhos – Maringá – PR – Instituição própria
  • Lar São Roque – Diamantino – MT – Instituição própria
  • Lar de Idosos – San Javier – Argentina

A Congregação tem comunidades específicas para a acolhida e cuidado das Irmãs idosas e doentes:

  • Casa São Luiz – Bragança Paulista, São Paulo – Brasil
  • Comunidade Sete Lagoas, MG – Brasil
  • Casa de Oração Santa Paulina – Nova Trento, SC – Brasil
  • Casa Nossa Senhora do Carmo – Cuiabá, MT – Brasil

Notícias