Vocação, uma resposta de amor

O mês vocacional foi marcado por momentos fortes de oração, reflexão, estudo, adoração, celebrações vocacionais, encontros, partilha da história vocacional, bonitos testemunhos de leigos, famílias, sacerdotes, religiosas/os e de jovens que se preparam para vida religiosa. Tempo de renovação e fortalecimento da opção de vida iluminada pela Palavra de Deus.

A vocação é dom! É expressão de uma predileção de amor: “não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça” (Jo 15,16). A vocação tem como fundamento o amor gratuito do Senhor. Ele deseja que todos participem de sua vida e produza fruto que permaneça. O fruto desejado é que todos se sintam atraídos ao seu amor.

Cada vocação é única, tem a sua origem última em Deus, é fruto da liberdade, é um acontecimento pessoal. A iniciativa é sempre de Deus que chama e a pessoa que responde livremente. Reconhecer a própria vocação e abraçá-la requer discernimento, coragem e decisão para seguir. Trata-se de uma proposta de amor, um envio missionário numa história de cotidiana de confiança mútua.

Vem e segue-Me! É um convite contínuo de Jesus Cristo no Evangelho. Todo cristão é chamado pessoalmente por Deus a participar da plenitude da vida, seguindo os passos de Jesus Cristo e comprometendo-se com a missão de anunciar o Reino de Deus.

Somos rodeados por uma nuvem de testemunhas, homens e mulheres desde Abrão até os dias de hoje. Pessoas que escutaram e disseram sim ao chamado de Deus em vista de uma missão. “Jesus subiu ao monte e chamou os que ele desejava escolher. E foram até ele. Então Jesus constituiu o grupo dos doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar.” (Mc 3013-14)

Todos os batizados são chamados a viver sua vocação colocando-se a serviço do Reino de Deus e sendo testemunha autêntica de fé na família, na Igreja e na sociedade. Os diversos carismas congregacionais são dons de Deus para Igreja e sinais luminosos para o mundo.

Vivemos em tempos de rápidas mudanças, avanço tecnológico, um mundo conectado, troca de valores, relações-compromissos não duradouros, vínculos fragilizados, sociedade do consumo e do descartável. Somos bombardeados e afetados por muitas coisas. São propostas sedutoras que muitas vezes levam, especialmente a juventude, por caminhos tortuosos de destruição da própria e de outras vidas. Mas, é neste contexto tão conturbado e muitas vezes obscuro, que Deus continua chamando pessoas para o trabalho na sua messe. Muitos jovens de forma generosa, corajosa, livre e consciente continuam dizendo sim ao chamado do Senhor e assumindo com fidelidade a sua vocação em vista da defesa da vida, da dignidade humana e da construção do Reino de Deus.

Dar um sim definitivo hoje é ir na contramão da história. É preciso ter fé, convicção, clareza na opção, discernimento, decisão para seguir, escuta de si, escuta de Deus e de sua Palavra para não desanimar diante dos ventos contrários. “Antes de formar você no ventre de sua mãe, eu o conheci; antes que você fosse dado a luz, eu o consagrei, para fazer de você profeta das nações.” ( Jr 1,4) Esta é a certeza de que, desde o ventre materno, o Senhor chama e consagra para uma missão. No final de julho, Irmã Daiane Araújo fez a sua Profissão Perpétua, no início de agosto foi a vez da Irmã Alessandra Santa e outras Irmãs junioristas estão também se preparando para sua consagração definitiva na Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.

“A vida Religiosa é uma forma de seguir Jesus Cristo, entrega total de si, acolhimento de Cristo na própria vida; aliança de amor entre Deus e a pessoa que se consagra.” Aquele que vos chamou é fiel (cf Ts 5,14). A consagração deve ser total! Por isso, consagração definitiva, pois quem não se entrega para sempre, não se dá com todo o SER. É uma resposta de amor e esta ou é perpétua ou não é verdadeira. É a atitude de Maria de Nazaré: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim, segundo a Tua Palavra”. Amábile: “Servir-vos, minha querida Mãe!” Rezemos pela perseverança de todas pessoas que disseram sim ao chamado do Senhor, por todas as vocações, especialmente pelos jovens que estão discernindo sua vocação. Que Maria, a vocacionada do Pai, modelo de fidelidade e Mãe das vocações seja companheira de caminhada de todos os vocacionados e vocacionadas.

Irmã Rosacy Soares Costa

Vice-coordenadora geral da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição