Um século de missão em Santos

A Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição completa, hoje, 100 anos de presença em Santos (SP).

No dia 10 de março de 1922, um grupo de sete Irmãs chegou a Santa Casa da Misericórdia de Santos para ajudar a cuidar das pessoas que passavam pelo hospital.

As Irmãzinhas assumiram seus encargos no dia 12 e assinaram o contrato no dia 30 de março de 1922. Em apenas 20 dias, já era notável a diferença no serviço hospitalar, principalmente, na parte econômica-administrativa e moral. Quatro anos depois, o número de Irmãs trabalhando no hospital triplicou. Houve época em que havia mais de 60 Irmãs atuando na Santa Casa de Santos, em diversos serviços.

Em 1928, a cidade de Santos foi atingida por uma catástrofe, com queda de pedras e barreiras nos morros. O hospital sofreu grandes danos com os deslizamentos, mas as Irmãzinhas não abandonaram o posto. A vida sempre esteve em primeiro lugar!

Com muita alegria, as Irmãs receberam a visita de Santa Paulina por duas vezes em 1932.

A partir de 1969, deixaram de residir nas dependências do hospital. No entanto, algumas delas continuaram como funcionárias, dando assistência às pessoas doentes.

Em 1999, a comunidade refletiu sobre a ação evangelizadora da Congregação em Santos:

“Sentimos que nosso objetivo é atender a pessoa doente através de diferentes ações – formação e educação de profissionais de saúde, assistência espiritual à pessoa doente (Pastoral do Enfermo e Assistência de Enfermagem).

Nossa ação evangelizadora atinge doentes e seus familiares, funcionários e alunos. Sentimos que a vida na comunidade, na ação evangelizadora, ajuda cada uma crescer como mulher. Cada uma contribui, a seu modo, para o crescimento individual e comunitário.”

Parabéns a todas as Irmãs que construíram e as que ainda constroem, a cada dia, a missão na cidade de Santos, nos passos de Santa Paulina.

Gratidão a Deus por toda esta história vivida e compartilhada!