Treinamento e intercâmbio de informações marcam reunião da Assistência Social

As assistentes sociais e Irmãs responsáveis pelas unidades participaram, na terça-feira (17), de um treinamento externo no Instituto Filantropia, com o tema “Tribunais de contas e parcerias com o Terceiro Setor”, ministrado pelo advogado Thiago Lopes Ferraz Donnini. Thiago abordou a celebração e execução de contratos de gestão, termos de parceria, convênios, termos de colaboração e termos de fomento. “Para fazer parceria com o poder público é preciso analisar a legislação e o processo de contratação, acompanhando os pareceres técnicos e jurídicos”, afirmou o advogado.

O período da manhã do segundo dia foi dedicado ao encontro das assistentes sociais da Rede Santa Paulina (Assistência Social). O grupo participou de uma palestra sobre “O papel da assistente social nas entidades sem fins lucrativos”, ministrada por Vanda Monteiro Ribeiro, assistente social que atua na área de assessoria a entidades beneficentes. O principal desafio da discussão passou pela integração das atividades do Serviço Social envolvendo a captação de recursos, a articulação e representação da instituição nos espaços de controle social e a atribuição técnica das assistentes sociais.

Na parte da tarde a reunião continuou, porém com o Grupo Operacional da Assistência Social (GAS). Cada unidade apresentou vídeos e fotos de algumas das atividades já desenvolvidas este ano. Em seguida, organizaram-se em dois grupos pelo tipo de serviço que prestam, ou seja, proteção social básica e proteção social especial.

O dia 19, último dia da reunião, começou com uma missa em ação de graças pelos 14 anos de canonização de Santa Paulina, seguida por um animado café da manhã. A comunicação das unidades também foi pauta no encontro, discutindo e pontuando o que precisa ser melhorado para que o trabalho ganhe visibilidade. As assistentes sociais e Irmãs responsáveis pelas unidades finalizaram o encontro preenchidas pela troca de experiências e pelo conteúdo absorvido, mas também cientes do desafio que é levar adiante a missão deixada por Santa Paulina.

“O encontro foi muito produtivo com avanço na discussão sobre a assistência social. A situação mundial e o carisma da Congregação nos levam a esse trabalho. Na área de assistência social, tocamos em cheio no que foi a pupila de Santa Paulina”, concluiu Ir. Terezinha Pamplona, diretora do Lar dos Velhinhos.

foto

foto1