Teatro ajuda a desinibir e a transformar vidas

Há 4 anos, a educadora social ministra a oficina de teatro, no Educandário Sagrada Família, sempre na perspectiva do fortalecimento de vínculos e na convivência. No início de cada semestre, as crianças e adolescentes optam (ou não) a aprender um pouco mais sobre teatro. Mais do que repassar conhecimento, Marly reforça diversas técnicas que auxiliam no desenvolvimento desses jovens. “Iniciamos com uma aula de aquecimento, com exercícios físicos, sempre desenvolvidos com música. Em seguida, realizamos jogos para desinibição”, explica. Neste caso, a criança é incentivada a imitar animais, por exemplo, como o cachorro, aprende a ter noção de voz e de espaço, e passa a aplicar as principais técnicas nas peças teatrais desenvolvidas.

“É todo um processo. Dou atenção à dicção, à desinibição, à ideia de improviso diante de determinadas situações, à expressão corporal, coreografia, fala, representação”, conta Marly.

Nesta peça teatral, que está sendo construída há alguns meses, todos os cinco módulos do Educandário Sagrada Família participaram. Como há crianças e adolescentes no período matutino e vespertino, os ensaios ocorreram separadamente. Ao final, um ensaio geral uniu todos os participantes (no total, 47) num único palco.

Observação: A apresentação teatral foi encenada, nesta quinta-feira (1º), para as crianças e adolescentes do Centro de Apoio à Juventude (CAJ), pertencente à Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga. Na próxima segunda-feira, 5 de outubro, todas as crianças e adolescentes do Educandário Sagrada Família assistirão à peça no auditório do Centro de Formação Sagrada Família, no bairro Ipiranga, em São Paulo.

1. AnimaisNa peça teatral “Os Filhos de Gaia”, 47 crianças e adolescentes atuaram

2. Peça TeatralTema da peça era a manutenção da vida na terra, o respeito ao próximo e a conscientização pela natureza. Todas as fantasias foram confeccionadas pelos participantes e educadoras sociais do Educandário Sagrada Família

3. DançaTeatro envolveu também a dança