Serviço de Animação Vocacional

Há esperança no caminho da juventude que tem a coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos

 O Serviço de Animação Vocacional (SAV) é um trabalho pastoral que visa despertar as pessoas para a vocação humana, cristã e eclesial.O mês vocacional do ano de 2009 trouxe como reflexão o tema: “Há esperança no caminho!” e o lema: “Ardia o nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho”(Lc 24,32). Por isso, cada pessoa é chamada a despertar nas juventudes o desejo do seguimento e da missionariedade. “Tudo o que as pessoas puderem fazer pelas vocações, será sempre um ato de amor a Cristo e um grande serviço ao Povo de Deus”, declara o Papa Bento XVI.

As pessoas que trabalham no SAV tem como missão: Acolher as juventudes que desejam aprofundar a vocação à Vida Laical, Religiosa e Sacerdotal; estar presente e fazer um trabalho vocacional na catequese, com os coroinhas, infância missionária, grupos de jovens e escolas; realizar a semana de Animação Vocacional nas Paróquias por ocasião do mês vocacional, ordenação sacerdotal, diaconal, profissões religiosas e outros; promover palestras, encontros vocacionais, retiro ou jornada de espiritualidade para animadores vocacionais e realizar encontros mensais com vocacionadas/os.

 SAV nas Escolas

 As Irmãzinhas trabalham nas escolas particulares e públicas mostrando o valor da vida e da vocação desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Na sala de aula, realizam encontros com músicas, filmes, encenações, dinâmicas e outros. 

SAV nos Meios de Comunicação Social

 A animadora vocacional usufrui a eficácia dos meios de comunicação social que é uma potência atual no mundo das juventudes e isso viabiliza favorece o trabalho de despertar, incentivar e motivar a juventude na busca  do seguimento a Jesus Cristo.“Os meios de comunicação levam as juventudes ao conhecimento da Congregação e esta ao conhecimento das Juventudes. Neste intercâmbio, acontece o despertar e o acompanhamento vocacional daquelas que desejam se aprofundar no discernimento, mas residem em lugares distantes,ou onde as Irmãzinhas não estão presentes”, argumenta Irmã Ilma Bento de Araujo, animadora vocacional, em Sorocaba, SP.

SAV na Catequese

A catequese torna-se um lubar privilegiado para apresentar às crianças, adolescentes e jovens a proposta vocacional, abrindo-se para a dimensão ministerial da comunidade eclesial. De forma criativa e dinâmica, a catequese apresenta as diferentes vocações como caminhos possíveis a ser abraçado por todas as pessoas no seguimeto a Jesus. 

SAV nas Comunidades

 Irmã Celia Sehn, animadora vocacional com vasta experiência neste serviço, destaca que o SAV está presente em três diferentes níveis: regional, diocesano e paroquial. Sendo assim, a equipe do SAV diocesano assume as semanas vocacionais em todas as escolas e comunidades da  paróquia por ocasião deordenações sacerdotais e diaconais, votos  religiosos e demais celebrações especiais, como profissão perpétua e  jubileus. A equipe paroquial se encontra,mensalmente, para oração, estudo e planejamento. O Regional-RS se encarrega da elaboração do material de estudo sobre a missão da equipe, orientaçõespara a animação vocacional, espiritualidade no Serviço da Animação Vocacional e outros.

Se você quer fazer parte da missão da Santa Paulina e deseja colocar sua vida a serviço de uma grande causa, que tal conhecer a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição?

Escreva para: ciic@ciic.org.br , ou ligue para: (11) 2271-0077.