A Equipe Geral de Saúde e Pessoa Idosa realiza dois encontros em São Paulo

O primeiro momento foi realizado nos dias 26 e 27 de setembro de 2015, quando a Equipe Geral de Saúde e Pessoa Idosa estiveram reunidas para dar continuidade na articulação dessa Ação Evangelizadora. Foi retomado o Planejamento Estratégico e elaborado as atividades a serem desenvolvidas no sexênio. Outro momento relevante foi a organização do Seminário de Saúde da Congregação que acontecerá na data de 23 a 25/09/16. Foram momentos de olhar com carinho para as diversas realidades das Irmãs e Instituições que desenvolvem sua missão promovendo a Saúde e protegendo a Vida.

Já nos dias 28 e 29, o encontro foi com as Irmãs Cuidadoras das Casas das Irmãs Idosas juntamente com a Equipe Geral de Saúde e Pessoa Idosa, como também Irmãs das Coordenações Geral e Provinciais. Foram dois dias de muita vivência e partilhas das diversas realidades. Na manhã do dia 28, Ir. Terezinha da Silva fez a contextualização do Envelhecimento Humano e a Vida Religiosa Consagrada. No período da tarde e início do dia seguinte foi realizado as partilhas das Irmãs Cuidadoras com muita alegria, criatividade, mas também com os desafios de cada comunidade. No dia 29, em trabalhos de grupos foram feitos os encaminhamentos com base nas partilhas e vivências apresentadas, referente as sugestões colhidas quanto ao Espaço Físico das casas das Irmãs Idosas, a Equipe de Irmãs Cuidadoras, as Irmãs Idosas e em relação aos colaboradores. No final do encontro, foi formado uma equipe de Irmãs para dar continuidade e viabilizar os encaminhamentos. “Pudemos lançar um olhar especial para as equipes de Irmãs Cuidadoras, para a realidade das Irmãzinhas Idosas e para a equipe de trabalhadores das instituições”, declarou Ir. Terezinha.

Maria Aparecida de Sousa, conselheira da AE na Saúde e Pessoa idosa da Província Nossa Senhora Aparecida, o momento foi de forte reflexão. “Foi um primeiro passo para pensarmos no todo da ação evangelizadora da Saúde. Conhecemos mais a realidade das casas e partilhamos as vivências adquiridas. Conseguimos sentir como cada irmã se sente na missão e destacamos os desafios seguintes. Tudo para contribuir com as irmãs idosas que tanto serviram à CIIC e agora precisam de cuidados”, explicou. Para Liamar Maria de Souza, enfermeira do Lar dos Velhinhos de Maringá (PR), a experiência foi muito válida. “Pudemos ter uma visão das nossas casas, trazendo novas perspectivas para nosso trabalho. Foram dois dias muito proveitosos e que vão ajudar no prosseguimento da missão”, completou.

foto