Santuário Santa Paulina: duas décadas de acolhida e escuta

O Santuário Santa Paulina completa, hoje (22), 20 anos de Dedicação.

Este espaço sagrado, localizado em Nova Trento (SC), começou a ser sonhado a partir da beatificação de Madre Paulina, em 1991, quando aumentou o número de pessoas que visitava a cidade onde a religiosa iniciou sua missão. O salão da igreja, até então usado para acolher os devotos, tornara-se pequeno.

Então, as Irmãzinhas da Imaculada Conceição, reunidas em assembleia, em 2002, refletiram sobre a necessidade de ter um espaço maior e, assim, decidiram erguer o Santuário em honra a sua fundadora.

O sonho tornou-se realidade. Em 13 de julho de 2003, festa popular de Santa Paulina, em Vígolo, Nova Trento, após a missa campal, com fogos, buzinas e barulho das máquinas foi dado início à terraplanagem para a construção do Santuário.

Após dois anos e meio, em 22 de janeiro de 2006, aconteceu a festa de Dedicação do Santuário Santa Paulina. Presidida por Dom Murilo Sebastião Ramos Kriger, arcebispo de Florianópolis (SC) na época, a celebração contou com a presença de 232 Irmãzinhas da Imaculada Conceição provenientes de vários estados do Brasil e também de outros países.

Com aproximadamente 9.000 m² de área construída, o projeto arquitetônico do templo retrata a essência da trajetória de vida de Santa Paulina, uma mulher simples, de valores sólidos e puros, de profunda espiritualidade e doação total às pessoas necessitadas.

Muito mais do que uma construção belíssima, o Santuário reúne graças alcançadas e esperança em cada súplica, que deixam marcas em muitas vidas. A história deste lugar sagrado funde-se, muitas vezes, com as histórias das pessoas que o visitam, assim como aconteceu com Vanderlei Dolvino Serafim Eugênio. “Em 2004, eu e minha esposa Ivete fomos de excursão para o Santuário. Era o dia da inauguração da passarela. Subimos em oração até o Santuário, levando a imagem de Santa Paulina. Na volta para casa, minha esposa começou a passar mal na viagem e descobrimos que ela estava grávida do nosso lindo e abençoado filho Leonardo. Gratidão, Santa Paulina”, contou Vanderlei.

Para festejar este marco especial e agradecer por esta caminhada que guarda tantos testemunhos, no dia 24 de janeiro, às 10 horas, acontecerá a celebração de ação de graças pelos 20 anos de Dedicação do Santuário.

A Santa Missa será presidida por Dom Onécimo Alberton, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis, e contará com a presença de padres e reitores que passaram pelo Santuário ao longo desse tempo.

Inspirado na passagem bíblica de Isaías (54, 2-3), o tema da celebração é “Santuário: tenda de acolhida e escuta”, reforçando o compromisso em ser um refúgio espiritual. Para o lema foi escolhida uma frase da própria Santa Paulina: “Passo a passo, sempre em frente”, um incentivo a esta missão que atinge milhares de pessoas, tornando Jesus conhecido, amado e adorado, como sonhou a primeira santa do Brasil.

“Celebrar 20 anos da dedicação deste Santuário é reconhecer que ele se tornou uma verdadeira tenda de escuta para o povo de Deus. Queremos convidar a todos para renovar sua fé neste solo sagrado”, destaca Irmã Helena Rosa, diretora do Santuário.

A celebração em ação de graças pelos 20 anos de Dedicação do Santuário será transmitida pelo canal do YouTube ou pela página do Facebook do Santuário.