Santuário Santa Paulina acolhe Missionários Saletinos

O Santuário Santa Paulina, em Nova Trento (SC), acolheu, ontem (26), com grande alegria, a Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salette, que passa a somar com a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição na reitoria e evangelização no Santuário.

A missa de acolhida e posse foi presidida por Dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo de Florianópolis, e contou com a presença de Irmãzinhas, colaboradores e devotos de Santa Paulina. Padre Presentino Rovani tomou posse como reitor e os padres Emerson e Maurício como auxiliares.

Após a leitura da provisão do reitor e dos padres que o auxiliarão, Dom Wilson convidou-os a ir até a frente do altar para receber a estola, símbolo de serviço e misericórdia. Além da estola, padre Presentino foi revestido com a casula. Os paramentos foram levados até o altar pelas mãos da Irmã Rosane Lundin, coordenadora geral da Congregação.

Padre Presentino também recebeu das mãos do arcebispo o livro dos Evangelhos, destacando a importância de tornar a Palavra como vida no meio do povo, na intenção de ensinar o que crê e realizar o que ensina. Outro rito da celebração foi a entrega da chave do sacrário ao reitor, para que ele possa ajudar as pessoas a crescerem na comunhão com Cristo.

Na homilia, Dom Wilson refletiu sobre o tempo da quaresma e a Campanha da Fraternidade, ressaltando a oração, a penitência e a caridade. “Que o povo possa fazer a ação solidária com alegria e disposição, como fez Santa Paulina, abraçando as obras de misericórdia e vivendo a fraternidade contra a fome”, pontuou o arcebispo.

Padre Leonir Nunes dos Santos, superior provincial dos Saletinos, contou que, no dia em que recebeu o convite para assumir o Santuário, perguntou-se: o que podemos partilhar de nossa pobreza? E a resposta são os três sacerdotes Saletinos para servir na evangelização e na espiritualidade da reconciliação de Nossa Senhora Salete.

Em sua mensagem, padre Presentino colocou-se a inteiro dispor de servir na missão do Santuário e destacou a espiritualidade de Santa Paulina e de Nossa Senhora Salete para um mundo mais humano e cristão.

Irmã Helena conduziu o momento com Santa Paulina e convidou as Irmãzinhas, os colaboradores e voluntários, além dos padres empossados, a receberem orações de todo o povo por este novo caminho que se inicia no Santuário, somando forças na missão.

No encerramento da celebração, Dom Wilson disse que a vida cristã se constrói com o “sim” e, quando se diz “sim”, algo bonito acontece.