Resenha Histórica

A Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição foi fundada por Amábile Lúcia Visintainer, hoje
Santa Paulina, em 12 de julho de 1890, em Vigolo, Nova Trento, Santa Catarina, Brasil.

resenha01Fazendo memória… 

Amábile Lúcia Visintainer nasceu em Vígolo Vattaro, Trentino Alto Ádige – Itália, em 16 de dezembro de 1965. Aos 25 de setembro de 1875, aos 9 anos de idade, com os familiares, vêm para o Brasil, estabelecendo-se em Nova Trento, SC. Amábile cresce marcada pelo trabalho na roça e pela piedade recebida de seus pais.

Dos 15 aos 25 anos, juntamente com Virgínia Nicolodi, dedica-se à missão que lhes confiara o pároco, Pe. Augusto Servanzi, SJ (sacerdote jesuíta): catequese às crianças, assistência aos enfermos e o cuidado da Capela São Jorge.

Entre 1888-1890, Amábile sonha, por três noites consecutivas, com Nossa Senhora de Lourdes, que lhe faz este pedido: “É meu ardente desejo que comeces uma obra; trabalharás pela salvação de minhas filhas!” Sem saber do que se tratava, Amábile deu seu “sim” ao pedido de Nossa Senhora, acreditando que Deus abriria os caminhos para a realização deste sonho.

resenha03
No dia 12 de julho de 1890, Amábile, juntamente com Virgínia, sai da casa paterna, para cuidar de Ângela Lúcia Viviani, com câncer em fase terminal, transferindo-se para o casebre denominado Hospitalzinho São Vigílio, em Vígolo, Nova Trento, SC. Com este gesto de solidariedade, Amábile dá início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Em 1894, por sugestão do superior da missão dos padres jesuítas, Amábile e suas amigas Virgínia e Teresa Maule, passam a residir na sede em Nova Trento, sem abandonar o apostolado na localidade de Vígolo.

resenha02Em 1895, Nova Trento recebe a primeira visita do bispo Dom José de Camargo Barros que dá a aprovação diocesana à Congregação no dia 25 de agosto de 1895 e autoriza ao Padre Luiz Maria Rossi, SJ, a preparar as jovens para os votos religiosos. Aos 07 de dezembro de 1895, acontece a Profissão Religiosa das 3 primeiras Irmãs, que passaram a assumir novos nomes: Amábile – Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus; Virgínia – Irmã Matilde da Imaculada Conceição; Tereza – Irmã Inês de São José.

 

Hoje, as Irmãzinhas estão presentes em 16 Estados Brasileiros e em 11 países, com um significativo grupo de formandas nas diferentes etapas de formação: Aspirantado, Postulantado e Noviciado.