Rede Santa Paulina: destaque na qualidade do ensino e na formação de valores

O Enem é um indicador importante, pra mensurar a qualidade de ensino das escolas, porém não consideramos o único parâmetro de avaliação. A proposta da Rede vai além: somar os valores humanos e sociais, e traduzi-los em protagonismo e envolvimento de nossos educandos com as demandas sociais da comunidade e a busca da excelência no conhecimento, na construção de significados éticos e de cidadania.

Na pesquisa realizada nas unidades da Rede, neste semestre, mais de 95% dos pais e responsáveis estão satisfeitos e reconhecem a grande contribuição de cada uma das cinco unidades educativas na formação de valores dos seus filhos.

EICEducandário Imaculada Conceição
O Educandário Imaculada Conceição (EIC), em Florianópolis/SC, que já vinha acumulando conquistas como o bicampeonato do QI Atlântida e a 1º lugar em número de aprovados no vestibular da UFSC 2013, conquistou o 2º lugar no Enem da cidade e a 10ª colocação do Estado de Santa Catarina.

“O resultado da Rede Santa Paulina no Enem e as aprovações nos vestibulares confirmam o protagonismo de uma equipe preocupada em oferecer instrumentos para que os alunos realmente tenham foco e façam a diferença junto a outros estudantes”, destaca Irmã Soeli Weber Machado, conselheira geral da Rede Santa Paulina de Educação.

Luiz Eduardo Vieira realizou a prova do Enem em 2012 e somou 9 pontos na nota final da prova do vestibular, resultando no ingresso para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no curso de Administração. “Minha conquista não seria possível sem o aprendizado adquirido no educandário com a contribuição de todos os professores, coordenação e colaboradores, que sempre se mostraram dedicados e prestativos”, declarou o universitário, aluno do EIC desde os quatro anos e hoje cursando administração pela UFSC.

Escola FátimaEscola Fátima
A Escola Fátima em Sapucaia do Sul, região da grande Porto Alegre/RS, foi a 1ª colocada no Enem da cidade e a cada ano demonstra, ainda mais, competência e profissionalismo na formação de seus educandos. É a segunda vez que a escola ocupa esta posição. “O resultado é gratificante sim. Há várias escolas ao redor, que dão enfoque ao ensino técnico, e nós damos um enfoque a uma formação completa, de conhecimentos, mas também pautada em valores para a vida. O fato de estarmos em 1º lugar, é o reconhecimento pelo investimento que fazemos na formação integral dos nossos educandos”, declarou Irmã Salete Ana Bampi-diretora daquela unidade.

Colégio São José
Na cidade de Itajaí, Santa Catarina, o Colégio São José conquistou o 2º lugar na cidade, confirmando a qualidade de ensino e a dedicação de seus profissionais e educandos.
Colégio São José “Sou muito grata ao Colégio, por me qualificar, para mais esta etapa da minha vida. Proporcionou-me grande preparo para fazer o Enem”, declarou Gabriela da Silva. A ex-aluna acrescentou que todos os professores contribuíram para o seu aprendizado. “Eles sempre trouxeram dinamismo em suas aulas e nos aulões, elaborando revisões dos conteúdos estudados, contribuindo para a minha formação e preparo não só para o Enem, mas também para o vestibular”, enfatizou.


Regina MundiColégio Regina Mundi

Na capital paulista, o Colégio Regina Mundi figura entre as 20 melhores escolas da região sul e tem o melhor resultado entre as escolas da vizinhança. “Esse resultado deve ser visto como um referencial de estudo, para que possamos aperfeiçoar a prática pedagógica, avançar nas diferentes áreas do conhecimento, e analisar onde melhoramos e onde precisamos crescer”, argumentou Adelaide Favaron, vice-diretora da unidade.

Rodinei Balbinot, diretor de Sustentabilidade das escolas da Rede, afirma que “para as nossas escolas, a qualidade de ensino é o resultado de uma série de fatores que trabalhamos de forma intensa, como a solidificação dos valores de base, excelência no conhecimento, o compromisso de todos os educadores, desde o porteiro até a diretora, a parceria com estudantes e seus familiares e a busca constante de inovação”.

Rede Santa Paulina – Educação

*A pesquisa detalhada e completa está disponível nas escolas para consulta.

Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição