Protagonismo leigo e missão marcam segundo dia do IV Seminário

O segundo dia do IV Seminário da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição teve início com a memória dos acontecimentos em forma de um poema, que contemplou toda a programação do dia anterior.

Iluminada pelo versículo bíblico “Vós sois o sal da terra e a luz do mundo”, a oração inicial contou com a participação dos colaboradores, Família Madre Paulina (FAMAPA) e Instituto Secular Santa Paulina, leigos que vivem o carisma e somam força na missão da Congregação.

Em seguida, organizados em grupos, os leigos pontuaram como veem a missão da Congregação e a Vida Consagrada, bem como os aspectos em que é possível avançar à luz do carisma. Além dos apontamentos colocados, Mulheres, Juventudes, Colaboradores, Indígenas, FAMAPA (Família Madre Paulina) e Instituto Secular Santa Paulina cantaram, interagiram com os participantes e apresentaram alguns símbolos, sempre mostrando a alegria pela oportunidade em manifestar-se enquanto leigos e leigas.

Ainda na parte da manhã, padre Sergio Montes, sacerdote Jesuíta boliviano, iniciou a reflexão sobre o tema central do Seminário: Missionariedade, Profecia e Esperança, com base no texto “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída” do 4° Congresso Missionário Nacional. “Para sermos agentes transformadores, primeiro é preciso que sejamos transformados por Deus”, disse o padre.

Para agradecer pelos trabalhos do dia, os participantes do Seminário reuniram-se na Capela Sagrada Família e Santa Paulina e celebraram a memória dos Mártires, invocando a força da espiritualidade missionária desses homens e mulheres que se doaram em favor da vida.
Em clima de festa, Irmãs, formandas, leigos e leigas confraternizaram-se na Noite Cultural, ao som de músicas latinas, apresentações culturais e comidas típicas de diversos países.