Assistência Social

Em 2012, a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição priorizou a atualização e adequação dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos nos três espaços onde desenvolvem atividades sócio-educativas: Tecendo a Vida, no bairro União, em Belo Horizonte; Educandário Sagrada Família, no bairro Ipiranga, em São Paulo; Casa da Sagrada Família, em Campos do Jordão-SP; Lar dos Velinhos, em Maringá; e na Argentina.

O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 15 anos, é
oferecido na Proteção Social Básica, com foco na constituição de espaço de convivência, formação para a participação
e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses
das demandas e das potencialidades dessa faixa etária.

Destacamos a colaboração, entre ajuda e participação das Irmãzinhas, Educandos e Educandas, na contrução
da cidadania e vivência dos valores evangélicos no cotidiano dos cinco espaços mencionados:

 

 Projeto Tecendo a Vida 

Tecendo a Vida um resgate de cidadania a062 e

CASA 7 LAGOAS 019 dCASA 7 LAGOAS 034c

CASA 7 LAGOAS 053 cJOVENS 065 b

 

Casa da Sagrada Família

IMG 4566 BSagrada Família Campos do Jordão A

IMG 4561 CIMG 4556 E

Campos do Jordão FCampos do Jordão 1G

 

Educandário Sagrada Família

DSC05556 fDSC06579e

DSC06599 dDSC06851c

DSC07202 bEducandário Sagrada Familia a

 

INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA

Envelhecer depende do equilíbrio entre as limitações e as potencialidades de cada um, que nunca deixa de existir. Por isso faz-se necessário desenvolver uma flexilbilidade individual e social para uma boa adaptação nesta fase da vida, como em todas as outras.

Os profissionais da saúde que trabalham com pessoas idosas devem ser sensíveis para perceber as potencialidades de cada pessoa aos seus cuidados e ajudá-los a desenvolver pois, certamente, cada um traz uma riqueza incondicional. Como a nossa cultura enfatiza que com o avançar da idade não há muito o que fazer, que é uma fase sem saída e sem futuro, a pessoa idosa, se não motivada, acaba acreditando nesta filosofia e estaciona, esperando a morte chegar.

Não podemos deixar nossos idosos e idosas neste dilema. Temos que incentivá-los e ajudá-los a serem sempre pessoas felizes e realizadas, até o último dia de vida. Devemos levar os idosos a pensar e acreditar que eles continuam sendo autores da história, e que esta história pode ser escrita de maneira diferente, mas sempre bela e importante, como nas outras fases da vida. Devemos levar o idoso e a idosa a aceitar e compreender as mudanças cronológicas, e não se prender ao que deixou de ser feito, mas o que poderá ser feito.

Acreditamos que nossas Irmãzinhas juntos aos idosos/as são estas pessoas que criam um ambiente adequado de aceitação e compreensão dos sentimentos e pensamentos, como das dificuldades e problemas encontrados nesta fase. Buscam criar condições para que sintam que viver vale a pena e que a realização pessoal pode chegar a qualquer momento da vida de qualquer pessoa, e que ela própria é construtora dessa realização.

Como Instituições de Londa Permanência da Rede Santa Paulina, a Congregação assume:

 

Lar dos Velhinhos –  Maringá-PR:

Lar dos Velhinhos Maringa bmaringá 2 aImagem1dImagem2 c

 

 Lar São Roque –  Diamantino-MT

 Lar São Roque 1aLar São Roque 7

 Lar São Roque 2lar são Roque 5

Lar São Roque 3Lar São Roque 4