Primeira tarde do XXI Capítulo Geral


Lucas Brasil da Rede Santa Paulina de Educação, engajado na Pastoral Estudantil, destacou que em todas as escolas da rede, existem 11 grupos de jovens. “Todos se alimentam da espiritualidade e do carisma de Santa Paulina. O nosso grupo visita uma casa de passagem, mas os outros grupos também têm ações concretas de solidariedade, em instituições carentes”, concluiu Brasil.

Alana Armstrong e Luana Pontes, da Barra do Turvo-SP trouxeram a experiência missionária, como ponto alto da caminhada. “Foi a partir da ‘Semana Santa com Santa Paulina’, que nós despertamos para um engajamento maior, na nossa comunidade”, explica Luana. “Percebemos que também nós, podemos ser protagonistas da missão, e conhecer melhor, a nossa realidade”, arremata.
Antonio Terena é um jovem indígena da aldeia Buritis, em Dois Irmãos-MS, onde as Irmãzinhas marcam presença missionária. Sua partilha foi acolhida como um clamor. Atualmente seu povo está na luta pela conquista da terra tomada por fazendeiros. “Somos cinco mil pessoas confinadas em duas mil hectares de terra, e a terra para nós é a nossa mãe”, reclamou o jovem. 

A participação dos colaboradores também foi ponto alto da tarde – Quatro representantes da rede partilharam sugeriram que toda a beleza da missão das Irmãs seja mais divulgado para os colaboradores, e sugeriu ainda, a continuidade de um programa de formação, que contribua para um maior alinhamento da missão com o carisma da Congregação.