Primeira expansão da CIIC completa 120 anos em 2023

A Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição celebra, este ano, 120 anos de presença missionária em São Paulo. Foi a primeira expansão estadual na história da obra fundada por Santa Paulina.

A convite do padre Luiz Maria Rossi, que acompanhava a Congregação, no dia 17 de julho de 1903, Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, Irmã Luiza de Jesus Crucificado, Irmã Serafina da Santíssima Trindade e a Postulante Josefina Pereira Gonçalves saíram de Nova Trento (SC) com destino ao bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP), onde chegaram no dia 22 de julho.

Antes de partir, Madre Paulina deixou uma carta de despedida e encorajamento para as Irmãs que ficaram em Santa Catarina. Em um dos trechos, escreveu: “Consolai-vos porque Nosso Senhor faz tudo para que a nossa Congregação adquira nome e se estenda em outros lugares e assim tenhamos mais facilidade para todas nós e para o bem das almas.”

A viagem foi feita de carroça de Nova Trento (SC) até Itajaí (SC), de onde embarcaram no navio Alexandria até Santos, depois, foram de trem até São Paulo.

No bairro do Ipiranga, hospedaram-se na casa das Irmãs do Bom Pastor até o dia 07 de dezembro de 1903, quando Madre Paulina e as suas companheiras transferiram-se para a casa no fundo da Capela Sagrada Família, hoje, Capela Sagrada Família e Santa Paulina.

Além dos cuidados com a Capela, as Irmãs também tinham como missão acolher os ex-escravos idosos e os órfãos, filhos de escravos. Assim, foi fundado o Asilo Sagrada Família que, inicialmente, acolhia meninas órfãs.

Esta primeira obra iniciada por Madre Paulina, em São Paulo, segue em missão até hoje. Trata-se do Educandário Sagrada Família, que faz parte da Rede Santa Paulina de Assistência Social e acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no contraturno escolar.

Em seus primeiros anos de missão em São Paulo, Madre Paulina também auxiliou em algumas instituições de saúde, como a Santa Casa de Misericórdia de Bragança Paulista, no interior do estado; a Casa de Saúde Homem de Mello, no bairro de Perdizes, na capital; e a Santa Casa de Misericórdia, em São Carlos do Pinhal, também no interior.

Em agosto de 1909, por ocasião do Capítulo Geral, Dom Duarte Leopoldo e Silva, bispo de São Paulo, determinou que a Casa Geral da Congregação fosse o Asilo Sagrada Família. Com o aumento do número de Irmãs, o espaço tornou-se insuficiente, então foi firmado o contrato de construção para a nova casa, inaugurada em outubro de 1930.

Além da Casa Geral, localizada na capital paulista, a Congregação tem comunidades em 10 cidades do estado de São Paulo: Aparecida, Bragança Paulista, Cajati, Campos do Jordão, Guarujá, Itapetininga, Jales, Santos, São Paulo e Sorocaba.