Povos indígenas celebram com festa o Dia do Índio

O Dia do Índio, celebrado no dia 19 de abril, foi criado para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro. Em junho de 1943, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data por meio do decreto-lei nº 5540, em homenagem ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940, em Patzcuaro, México. Os indígenas não estavam presentes nos primeiros dias de Congresso visto que se apresentavam apreensivos pela proposta.
A data é muito importante para os povos indígenas e uma homenagem para os primeiros povos que habitaram as terras brasileiras e que ajudaram a formar a cultura do país. Também é um dia de reflexões sobre a importância da preservação e manutenção da cultura, recordando as histórias de lutas, resistências e vitórias, além do respeito às manifestações culturais.
Vários eventos são realizados na data para valorizar a cultura indígena. Dentro da aldeia, iniciam os preparativos, organizados pela própria comunidade, onde se reúnem para confeccionar vestuários e indumentárias, preparar os alimentos, começam também as danças e as pinturas de acordo com a tradição. Nas escolas, os alunos costumam fazer projetos da semana cultural, apresentação das danças, comidas típicas, teatros e pinturas corporais, com o objetivo de valorizar a cultura e a identidade. A festa tem início quando o dia amanhece, com apresentação de danças masculinas e femininas, reunindo pessoas de diversas faixas etárias. Trata-se de uma grande confraternização, na qual as comunidades recebem pessoas de vários lugares, reforçando a tese de que os Terenas são um povo anfitrião, receptivo e cordial. Tudo isso leva a manter a cultura, um legado dos ancestrais, valorizando os conhecimentos tradicionais cultivados pelos anciãos.
Este ano, as comemorações acontecem nos dias 20 e 21 de abril, com rezas tradicionais, danças e comidas típicas. Geralmente, as autoridades civis comparecem em algumas aldeias. Também é realizado um baile com a presença de muitos não indígenas. É a festa da confraternização!