Outubro Rosa na CIIC conscientiza sobre a importância do cuidado com a vida

A Campanha Outubro Rosa tem como objetivo principal conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

O câncer de mama é o resultado da multiplicação exagerada e descontrolada de algumas células, apresenta alterações no tecido mamário e aparece sob a forma de um caroço ou nódulo palpável. O câncer de mama geralmente não dói. Os sinais mais comuns são: modificações da forma e tamanho das mamas, modificações na pele, na auréola mamária ou no mamilo e a presença de nódulos nos seios. Os fatores de risco são a hereditariedade, idade avançada, radiação, alimentação e falta de exercício físico.

É importante fazer o autoexame entre o 7º e 10º dia após a menstruação e fazer o exame físico durante a consulta médica. A mamografia deve ser iniciada entre 35 a 40 anos e, a partir daí, deve ser realizada uma vez por ano ou a cada dois anos. Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura. A prevenção está relacionada ao autocuidado e ao amor à vida que Deus nos deu, pedindo que nos cuidássemos com amor incondicional. “Amarás teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22, 39).

Santa Paulina, nossa fundadora, iniciou a Congregação com a missão de cuidar das pessoas e a primeira pessoa a ser cuidada diretamente por ela foi uma mulher doente de câncer. Ela intercede a Deus pelas pessoas doentes, mas também nos anima e nos motiva a fazer a prevenção e o cuidado diário com a nossa vida pessoal, familiar e comunitária. “Outubro Rosa” é também mês das missões e cuidar da saúde é “cuidar da casa comum”, conforme nos orienta a Campanha da Fraternidade 2016.

DSC03828

DSC03831

DSC03833

DSC03834

DSC03838