Oficinas movimentam o terceiro dia do IV Seminário da Congregação

Os participantes do IV Seminário da Congregação iniciaram o terceiro dia com a oração da manhã, refletindo sobre a visita de Maria a Isabel, exemplo da missionariedade cristã que vai ao encontro da vida. Em seguida, dando continuidade à programação, os assessores apresentaram as oficinas de Interculturalidade, Espiritualidade Missionária, Carisma partilhado com os leigos, Missionariedade e Ecologia Integral, Mulheres, Juventudes e Saúde e Envelhecimento – Integração Psico-Espiritual.

A oficina de Espiritualidade Missionária foi ministrada pela Irmã Agnes Costalunda, Missionária da Imaculada, que trabalhou os conceitos e práticas de missão.

Irmã Antonia Mendes Gomes, da Congregação Irmãs de Nossa Senhora do Calvário e assessora da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), partilhou, na oficina sobre Interculturalidade, os desafios da interculturalidade entre nós e a partir de nós, e também as possiblidades proféticas no mundo.

Na oficina “Carisma partilhado com os leigos”, Marcos Cunico, filósofo, teólogo e especialista na formação de educadores, buscou conscientizar os participantes de que o projeto de Deus é de responsabilidade de todas as pessoas. “Corremos envolvidos por um sistema que nos aprisiona e, se não tomamos consciência, apenas reproduzimos este mesmo sistema dentro das nossas atividades pastorais. É preciso correr na contramão deste sistema. Ampliar a sensibilidade e disponibilidade para nos colocarmos a serviço do grande projeto, para que uma vida plena, digna e justa possa ser construída e o projeto aconteça no meio de nós”, disse Marcos.

Frei Sinivaldo Tavares, frade franciscano, assessorou a oficina sobre Missionariedade e Ecologia Integral, na qual apresentou as quatro dimensões da ecologia: ambiental, social, humana e espiritual.

Com a assessoria da Dra. Letícia Botelho, advogada da Arquidiocese de Porto Velho, a oficina “Mulheres” discutiu o universo feminino a partir das vivências das participantes, bem como as perseguições e opressões que a mulher sofre.

Na oficina “Juventudes”, Maurício Perondi, coordenador do Observatório Juventudes da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, trabalhou cinco temas: educação; participação social e políticas públicas; genêro e sexualidade; violência; e novas tecnologias e o impacto na vida da juventude. “Trinta mil jovens são assassinados por ano, é o maior seguimento com o número de mortes. Temos que questionar isso”, disse Maurício.

A oficina sobre “Envelhecimento Psico-Espiritual teve como assessora a Irmã Maria Elena Guarniento, calvariana, que trabalhou os desafios apresentados pelo processo de envelhecimento. “O envelhecimento é um ganho para a sociedade no século XXI mas traz inúmeros desafios que merecem nossa atenção”, explicou a Irmã.

Após o trabalho nas oficinas, os resultados foram apresentados no plenário para todos os participantes do Seminário, por meio de músicas, cartazes, poesias e do conteúdo produzido.

No encerramento do dia, a celebração de envio dos leigos foi marcada pela gratidão, alegria e emoção. No momento do hino de louvor, em agradecimento a Deus, foram apresentados os planos de trabalho com as mulheres e juventudes, prioridades da Congregação, para o próximo triênio. Ao final da celebração, os leigos e leigas, participantes do IV Seminário, foram convidados a irem até o altar, onde receberam lembranças da Nicarágua, Guatemala e El Salvador. Irmã Roseli Amorim, coordenadora geral da Congregação, finalizou com uma bonita mensagem de agradecimento aos leigos por tudo o que são e fazem pela Congregação. “Continuem nos ajudando”, disse Irmã Roseli.

 

iv seminario terceiro dia 4

 

 

iv seminario terceiro dia 6

 

iv seminario terceiro dia 7

 

iv seminario terceiro dia 8

 

iv seminario terceiro dia 12