Memorial Santa Paulina em São Paulo também recebe Busto 3D de Santa Paulina

O evento de apresentação do busto de Santa Paulina contou com a presença da Ir. Roseli Amorim, Superiora Geral da CIIC, bem como de diversas Irmãs, colaboradores, membros da FAMAPA (Família Madre Paulina), além de José Luís Lira, hagiólogo e um dos coordenadores do projeto ao lado do designer 3D Cícero Moraes, e da artista plástica Mari Bueno, especialista em arte sacra, que pintou o rosto de Santa Paulina. O rosto foi impresso em 3D no CTI (Centro de Tecnologia da Informação) Renato Archer, em Campinas (SP).

“Essa apresentação é um momento de muita alegria para toda a Congregação e para quem leva Santa Paulina no coração. Foi um presente até inesperado por todos nós, mas que recebemos com muita felicidade. Um trabalho maravilhoso que pode ser contemplado também em São Paulo agora”, afirmou Ir. Roseli. O objetivo do trabalho firmou-se em criar um rosto com um leve sorriso, pois as imagens conhecidas da primeira Santa brasileira mostram uma face séria, incompatível com o seu estado de espírito, segundo os relatos de pessoas que a conheceram em vida.

Para Mari Bueno, a pintura do rosto de Santa Paulina é um trabalho marcante. “É muito emocionante fazer parte desse projeto. No meu ateliê tenho uma pequena oração de Santa Paulina e quando recebi esse convite não pude acreditar. Todos os anos visito meus pais no Sul do País e quando posso visito o Santuário em Nova Trento. É uma emoção e uma satisfação muito grande colaborar com esse trabalho”.

O busto de Santa Paulina pode ser visitado no Memorial Santa Paulina, que fica localizado na Avenida Nazaré, 470, no bairro Ipiranga (SP). O espaço está aberto de terça a sábado, das 13h às 17h e aos domingos das 9h às 17h. Mais informações no telefone (11) 2271-0077.

Confira todas as imagens da apresentação na Fan Page da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.

Parceria
Residentes em Sinop, Mato Grosso, a artista Mari Bueno e o pesquisador e 3D designer Cicero Moraes vêm realizando esta parceria em outros trabalhos de reconstrução facial. Entre eles, destaca-se a reconstrução do rosto de Santo Antônio, revelada na Basílica de Santo Antônio, em Pádua (Itália) e que fez parte da exposição “FACCE – i molti volti della storia umana” (FACES – os muitos rostos da história humana). A mostra, sob curadoria do Museu de Antropologia da Universidade de Pádua, apresentou a história da face humana desde os tempos de nossos ancestrais hominídeos até os dias atuais.

Além de Santo Antônio, Moraes reconstruiu outros sete santos católicos, dentre eles Rosa de Lima, a primeira mulher beatificada nas Américas e Santa Maria Madalena, a partir de seu suposto crânio guardado em um relicário no sul da França.

Mari Bueno, por sua vez é especialista em Arte Sacra e seus trabalhos em Igrejas e Capelas na região Amazônica somam mais de 1000m² de pintura, vitrais e mosaicos. Pós-graduada no Brasil em Arte Sacra e Espaço Litúrgico, também estudou na Itália técnicas que utiliza em suas obras. Em seus 20 anos de carreira a artista foi premiada em exposições e Bienais no Brasil e na Europa.

foto

foto

foto

foto

foto