A pessoa humana, imagem e semelhança de Deus, sua filha amada, é depositária de dons particulares, características únicas que a tornam apta a exercer sua missão. Cada pessoa é convidada por Deus para lapidar a característica singular da personalidade e torná-la uma jóia de rara beleza. A essa joia singular chamo de CARISMA, uma palavra grega que significa graça, dom, para exercer um serviço em benefício da comunidade (cf. 1Cor 12; 13).
Assim temos muitas pessoas que exercem sua profissão por vocação. Temos excelentes profissionais em todas as áreas: no âmbito familiar, no social, na saúde, educação, na vida religiosa (pastores, clero, irmãs de caridade…). São exemplares, têm algo inato que os tornam cativantes, felizes e fazem a felicidade de quem deles se aproximam ou necessitam de seus préstimos. É que estas pessoas lapidam sua personalidade com os carismas que receberam gratuitamente de Deus. E Deus por ser Deus, faz cada pessoa única, capaz de evoluir até assemelhar-se com ele.
Na Igreja existem muitas formas de seguimento de Jesus: no casamento, celibato como leigo/a, no ministério sacerdotal, na vida religiosa consagrada (clausura, instituto secular, de vida apostólica, ou congregacional de vida contemplativa-ativa). A CIIC é de vida contemplativa-ativa.
Em sua missão procura viver o que contemplou na oração e contemplar o que viveu. Santa Paulina recebeu de Deus o dom – Carisma – da sensibilidade e disponibilidade para servir a pessoa mais à margem da sociedade. Em sua vida traduziu o carisma por atitudes de ternura, compaixão, misericórdia, criatividade para solucionar situações difíceis e dolorosas que precisavam de ousadia e perseverança, espírito intuitivo e empreendedor capaz de ouvir o clamor surdo da realidade ansiosa por libertação e parceria, trabalho assumido com a comunidade e por isso mesmo transformador, uma grande capacidade de confiar em Deus a quem tudo é possível e confiar na pessoa, parceira na busca do objetivo.
Se o caminho é longo, difícil, Paulina anima: “Sede humildes! É Nosso Senhor quem faz tudo. Somos seus simples instrumentos. Confiai sempre e muito na Divina Providência. Nunca! Jamais desanimeis embora venham ventos contrários. Novamente vos digo: confiai em Deus e em Maria Imaculada. Permanecei firmes e adiante”!
Meu irmão, minha irmã. Está aí um programa de vida para desenvolver seu carisma pessoal. Você pode e tem o direito de ser feliz. Partilhe seus dons onde vive. Transforme sua profissão numa missão. Seja feliz no amor serviço com o carisma que recebeu gratuitamente de Deus.