Lar dos Velhinhos de Maringá (PR) se prepara para celebrar o Jubileu de Ouro

A programação segue no dia 5 de maio, às 15 horas, quando está programado um encontro com os idosos da Paróquia e dos Lares Geriátricos de Maringá. Para acolher os funcionários e ex-funcionários do Lar dos Velhinhos, familiares dos idosos e comunidade, na sexta-feira, 6 de maio, às 19 horas, haverá celebração e confraternização. No encerramento da festa, dia 7 de maio, o arcebispo de Maringá, Dom Anuar Batistti, presidirá a celebração eucarística, às 16 horas e, em seguida, acontecerá uma confraternização. Todas as atividades serão realizadas no salão de festas do Lar dos Velhinhos.

Irmã Terezinha Pamplona, diretora da instituição, considera que o momento mais marcante desses 50 anos foi o “sim” dado para assumir o Lar após os idealizadores terem esperado três anos para encontrar uma Congregação que aceitasse a obra. “A CIIC teve sua origem verdadeiramente com o cuidado de idosos. Buscamos viver a sensibilidade e a disponibilidade 24 horas por dia, olhando para Santa Paulina como exemplo de nossas vidas. Aos nossos colaboradores transmitimos o nosso carisma, espírito e espiritualidade, passamos também a vida de Santa Paulina, fundamentos para o nosso trabalho”, concluiu a diretora.

Durante esses 50 anos, já passaram pelo Lar dos Velhinhos 784 idosos que buscaram a instituição por situações como rompimento dos vínculos familiares, situação de risco, pobreza extrema, impossibilidade de permanecer com a família ou inexistência de familiares. O Lar oferece alimentação saudável, acompanhamento médico de rotina, atendimento psicológico, vacinações, assistência religiosa, fisioterapia. Além de atividades como saídas assistidas, passeios, compras, jogos, cinema, pinturas, atividades físicas individuais e grupais, comemorações em datas festivas e de aniversariantes, o que garante a convivência familiar e comunitária.

Inúmeros são os obstáculos encontrados pela equipe que trabalha no Lar dos Velhinhos, mas não há espaço para o desânimo, o importante é abraçar a causa independente da dificuldade. “O tamanho da dificuldade se mede pela disposição interior de assumir a causa, dificuldades todos temos e todos os dias”, enfatiza Ir. Terezinha.

Como tudo começou
A construção do Lar dos Velhinhos teve início em 1961 por incentivo do sr. Vanor Henriques, na época membro do Rotary Clube Centro de Maringá. Em 1965, o então presidente do Rotary, sr. Willian Casteleins, orientado por Dom Jaime Luiz Coelho, Bispo de Maringá, convidou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição para assumir a continuidade da obra do Lar dos Velhinhos. Seguindo o exemplo deixado por Santa Paulina, que cuidava dos idosos e enfermos, e conduzidas pelo carisma de servir aos mais necessitados e aos que estão em situação de maior injustiça, as Irmãs aceitaram o convite e, em 1966, o Lar dos Velhinhos foi inaugurado oficialmente.

Confira a programação completa:

foto