Irmãzinhas vivem o carisma de Santa Paulina na África Central

A Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, nos passos de Santa Paulina, na missão junto aos pobres, mulheres e juventudes, atua, há mais de 30 anos, nos países Tchad – Gagal e Cameroun – Garoua.

As Irmãs trabalham na concepção de uma Igreja missionária, que oferece da sua pobreza, evangelização, formação e acompanhamento a pequenas comunidades de base.

Além da escuta e do envolvimento nos serviços da Ação Evangelizadora na Pastoral, as Irmãs realizam um projeto social com as mulheres jovens e adultas que busca aprimorar atitudes e habilidades e trabalhar valores para que se sintam empoderadas na família e na sociedade.

O trabalho com as juventudes envolve a articulação e a formação de grupos, escuta personalizada e discernimento vocacional; já com as crianças e os adolescentes, a missão acontece na formação e acompanhamento dos grupos da Infância Missionária, possibilitando a formação cristã, humana e lúdica.

Duas comunidades de Irmãs estão presentes nestes países, onde residem também jovens em processo de formação inicial para a Vida Religiosa Consagrada. Leigos e leigas que se encantam com o carisma da Congregação formam o grupo da Família Madre Paulina (FAMAPA), testemunhando os valores e a espiritualidade de Santa Paulina na Igreja e no mundo.

As coordenações geral e provincial acompanham a missão com visitas, apoio e incentivo missionário. Muitos são os desafios, mas maior é a alegria em servir e ser presença do amor materno de Deus no meio dos pequeninos do Reino.

Colaboração: Irmã Maria Irene da Silva

Coordenadora da Província Nossa Senhora Aparecida