Irmãzinhas marcam presença na Feira Vocacional da Jornada Mundial da Juventude

jmj1

A Jornada Mundial da Juventude mobilizou gente do Brasil e do mundo, no Rio de janeiro, no final do mês de julho. As Irmãzinhas também marcaram presença. Algumas na Feira Vocacional, outras na Expocatólica, mas a maioria participou mesmo da Jornada. 

A Feira Vocacional foi o evento paralelo que provavelmente apresentou maior número e movimento de pessoas. Milhares de jovens e adultos foram atendidos no stande das Irmãzinhas. “Foi uma grande oportunidade de divulgar a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, Santa Paulina, sua fundadora, e promover as vocações: mais de 20 mil pessoas estiveram presentes no estande das Irmãzinhas”, destaca o Diretor de Marketing da Congregação, Ricardo Botelho.

Diversas Irmãzinhas da Argentina, Brasil, Bolívia, Moçambique e Nicarágua estiveram presentes na Jornada Mundial da Juventude.  Para a boliviana Irmã Lourdes Nogales Casupa, de Rio Branco – Acre, apesar da chuva e do frio, o que mais lhe chamou a atenção, foram a garra e a alegria da juventude, sempre com sorriso no rosto. “Essa Jornada marcou a minha vida. Nunca vi tantos jovens, de tantas partes do mundo, ao mesmo tempo e isso é uma riqueza”, se admira. Ela acrescenta que o legado do evento foi a palavra do papa Francisco convocando a juventude em nome de Cristo para testemunhar a sua fé, na Igreja. Outra jovem que participou da Jornada foi a postulante Camila Zuque de Lima-Jaru-RO. PJoteira e crítica que é, ela traz em seu coração, a emoção causada pelas palavras do Papa Francisco, no desejo de renovar a Igreja. “Depois de uma jornada como esta, tenho a certeza que a minha missão seguirá em frente, com muito mais prazer e dedicação”, declarou. Vaidosa e feliz, Camila disse que, involuntariamente, o Papa tocou sua mão, e que isso representa um compromisso assumido com a Igreja. Já para a veterana Irmã Maria Vera Lúcia Oliveira, conselheira geral responsável pela Pastoral na Congregação, a Jornada foi oportunidade de confirmação de prioridades assumidas. “O Papa Francisco confirmou o objetivo a que nos propomos, de maior proximidade com a juventude e a nossa opção pelos pobres”, explica.

 Irmã Leodi Amália Bolzan, vice-geral e principal articuladora da presença das Irmãzinhas na Feira Vocacional disse que o que mais lhe impressionou e a surpreendeu foi o grande número de pessoas, sobretudo jovens, que demosnstraram o desejo de conhecer o carisma das Congregações. “Muitos levaram com muito carinho informações sobre Santa Paulina, a primeira santa do Brasil”.

Leodi acrescentou que a participação das Irmãzinhas na Feira Vocacional foi muito importante. “Uma oportunidade única de nos aproximar dos jovens e apresentar a eles quem  somos; nosso jeito de ser, religiosas felizes, inspiradas pelo legado de Santa Paulina, de simplicidade e vida interior e sensibilidade para servir”, conclui.

Confira todas as fotos em: http://migre.me/fDscq