Irmãzinhas encerram assembleia em São Paulo

No último dia de assembleia, na parte da manhã, as Irmãs continuaram os trabalhos reunidas por Província.

A Província Nossa Senhora de Lourdes (PNSL) apresentou orientações e partilhas das comunidades. As Irmãs receberam informações sobre a área de “Saúde e pessoa idosa”, ressaltando o Programa Saúde Integral entregue às comunidades. Sobre a Família Madre Paulina (FAMAPA), foram apresentados os grupos, bem como as Irmãs que os acompanham.

Com as palavras “perdão”, “súplica” e “gratidão”, as Irmãs da Província Nossa Senhora Aparecida (PNSA) organizaram-se em pequenos grupos e fizeram a oração no início do dia, por meio de simbologias, cantos e súplicas.

Em seguida, houve uma fala sobre a Pastoral e a importância de registrar o que acontece na realidade. Ainda sobre a Pastoral, foram abordados os seguintes pontos: Documento Capitular; Encontro Geral da Pastoral; e Relatório do Encontro de Pastoral e da Jornada Formativa Pastoral. Além disso, recordaram o encontro presencial de todas as Irmãs que trabalham na Pastoral, que acontecerá em janeiro de 2024. Outro ponto refletido foi a importância da elaboração de projetos missionários solidários de missão junto ao povo com a ajuda financeira da Congregação.

As Irmãs da PNSA também conversaram sobre o distintivo da Congregação e foi apresentado um novo distintivo, conforme o original, mas de forma mais elaborada. Por fim, recordaram a FAMAPA e partilharam sobre os grupos que existem na Província.

Na parte da tarde, as Províncias juntaram-se novamente para a apresentação de um áudio da Irmã Anna Tomelin, que está em missão na Itália; e outro da Irmã Lizete Soares da Cunha, que faz parte da comunidade intercongregacional no Peru. Foram feitos os encaminhamentos referentes aos retiros, seminário e outros. Irmã Lucrecia Martinez, coordenadora da Regional Virgem de Guadalupe, também apresentou a missão na Regional.

Após uma semana de encontro, escuta e partilha, as Irmãs encerraram os trabalhos com uma celebração, recordando a chegada de Santa Paulina e suas companheiras no chão sagrado do Ipiranga. Durante a missa, também aconteceu o envio da Irmã Ivanês e da Irmã Maria Aparecida para a nova comunidade em Jales (SP). Com os corações ardentes, alegria e disposição, as Irmãs colocaram os pés a caminho no retorno para a missão.