Irmãzinhas da Imaculada Conceição participam do Congresso Nacional da CRB

O evento aconteceu em Fortaleza (CE) reunindo cerca de 800 religiosas e religiosos de todo o país

10 de junho de 2024

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) celebrou, entre os dias 30 de maio e 2 de junho, seus 70 anos de existência e ação missionária. O Congresso aconteceu em Fortaleza (CE), reunindo cerca de 800 religiosas(os) e, dentre elas, 26 Irmãzinhas da Imaculada Conceição.

A temática escolhida pela CRB-Nacional para celebrar suas sete décadas de missão foi “Memória, Mística, Profecia e Esperança”.

26 Irmãzinhas participaram do Congresso, atuando em diversos serviços do evento

“Foram dias de profunda comunhão, alegria e fortalecimento da Vida Religiosa Consagrada”, conta Ir. Rosane Lundin, Coordenadora-Geral da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. “Foi um tempo de fazer memória da caminhada e, com muita gratidão, viver a mística de peregrinas, retomar a profecia e viver a esperança que nos coloca em movimento”, completou a religiosa. Ir. Rosane destacou a presença significativa das Irmãzinhas, que atuaram em diversos serviços.

Também estando presente no Congresso, Ir. Ivani Gonçalves, Ecônoma-Geral da Congregação, expressou sua profunda gratidão a Deus pela oportunidade de participar da celebração dos 70 anos da CRB-Nacional. “Realmente, é uma jornada marcada por memórias preciosas, místicas inspiradoras, profecias corajosas e uma esperança que transcende os desafios do nosso tempo”, contou.

O Congresso da CRB-Nacional começou com uma Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão. O primeiro dia contou ainda com a exibição de um documentário, além de músicas, fotos e vídeos que recordaram a trajetória da Conferência. No segundo dia, os(as) religiosos(as) fizeram uma peregrinação ao Santuário São Francisco das Chagas em Canindé (CE), marcada pelo entusiasmo e expressão de fé pelas ruas da cidade. O grupo foi acolhido com alegria e simplicidade pelo povo, que foi interagindo ao longo do percurso.

Irmãzinhas reunidas no Santuário São Francisco das Chagas, em Canindé (CE), após a peregrinação

Outro momento significativo foram as oficinas temáticas, que possibilitaram aos participantes, divididos em quinze grupos diferentes, o aprofundamento, a interação e partilha fraterna e alegre.

“Encontrar-se com a Vida Religiosa Consagrada do Brasil, celebrando os 70 anos da CRB, renovou o nosso ardor missionário como consagradas, especialmente na missão junto aos irmãos e irmãs que mais necessitam”, contou Ir. Edenir Biancato, Conselheira-Geral para saúde e pessoa idosa da Congregação.

Já Ir. Rosacy Soares, Vice-coordenadora Geral, destacou a alegria das(os) consagradas(os) e o espírito de irmandade da CRB. “O Congresso foi um momento lindo de animação, de encontro, reencontro, memória da caminhada, renovação da mística, do compromisso profético por meio de ações concretas e da esperança que nos move”.

O Congresso foi um marco para a ação missionária dos religiosas e religiosas do Brasil. Desde sua fundação, em 1954, a CRB-Nacional tem sido um pilar de apoio, orientação e inspiração para milhares de homens e mulheres que dedicam suas vidas ao serviço do Evangelho e ao cuidado da vida em todas as suas dimensões.