Irmãzinhas da Imaculada Conceição iniciam V Seminário

Irmãzinhas da Imaculada Conceição reunidas neste V Seminário da Congregação, em São Paulo/SP

Por Irmã Egnalda Rocha

Mística, aromas, alegrias, músicas e expectativas, iluminados pela realidade trazida pelas Irmãs e leigos vindos de todos os estados e países, marcaram o início do V Seminário da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, realizado de 17 a 20 de janeiro, em São Paulo, no bairro Ipiranga.

O evento tem como tema a mística do Samaritano, cujos verbos se destacam em ‘ver, aproximar e cuidar’, iluminados por Lc 10, 33-34.

O Seminário traz as prioridades assumidas na última Assembleia Geral eletiva, denominado Capítulo Geral, que são as Mulheres, as Juventudes e a Saúde Integral, assumidas até 2026.

O encontro conta com a participação de cerca de 200 pessoas, dentre elas, as Irmãzinhas, Leigas Consagradas do Instituto Secular Santa Paulina, leigos e leigas da Família Madre Paulina, colaboradoras/es do Santuário, unidades educativas, hospedagem e educação. 

Também estão reunidos no V Seminário Leigas Consagradas do Instituto Secular Santa Paulina, leigos e leigas da Família Madre Paulina e colaboradoras/es

“Desejo que o seminário seja um espaço de convivência, oportunidade para rever o fortalecimento da nossa opção pela vida, abraçar com mais paixão, a causa dos empobrecidos e o cuidado com a Casa Comum”, declarou Irmã Ivanês Favreto, missionária em Jales-SP. Ela acrescentou ainda: “Eu creio que os temas vão nos levar a dar um passo a mais, fortalecendo o espírito de mulheres e homens que se doam a serviço da vida”, concluiu.

“Espero o fortalecimento da missão de Santa Paulina dentro de mim e que eu possa estar aqui como continuadora da sua missão e espiritualidade”, disse entusiasmada a mineira da área de assistência social, Jaqueline Vanderlei Matias Silva.

A Superiora Geral da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, Irmã Rosane Lundin, deseja que o V Seminário retome a caminhada e visualize o rosto samaritano da Congregação

Mas o evento pretende também ser uma parada celebrativa e avaliativa, no meio do caminho, pelo menos é o que espera o diretor de sustentabilidade do Santuário Santa Paulina, Marcos Jaboski. “A expectativa é grande. Toda caminhada precisa ser avaliada. Essa pausa se pretende também ser esse cuidado, esse olhar”. Para Jaboski, é necessário saber neste momento, qual é o rosto samaritano da Congregação.  “Esse é um momento impar de avaliarmos as prioridades e o Santuário precisa caminhar em sintonia com a caminhada da igreja. Sei que vai ser um encontro abençoado”, definiu.

Depois de promover a abertura do evento, falando sobre solidariedade, alegria, partilha e esperança, a Superiora Geral da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, Irmã Rosane Lundin, disse: “Desejo que esses dias sejam um temo profundo de retomada da nossa caminhada e visualizarmos o rosto samaritano da Congregação, que nasce com o cuidado de Amábile e Virginia, no cuidado com a enferma Angela Viviani, nesses 136 anos da história do nosso carisma.”

Irmã Rosane acrescentou ainda: “Espero que à luz da parábola do Bom Samaritano, que vê, sente, se aproxima e toca as pessoas, possamos, como mulheres e pessoas consagradas pelo batismo, continuar o cuidado da vida, especialmente onde ela se manifesta mais frágil”, argumentou Irmã Rosane Lundin.  Ao finalizar a sua fala, Irmã Rosane verbalizou o desejo de  que o encontro seja uma oportunidade de renovação do compromisso Congregação e colaboradores, no cuidado com a vida.