A Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição abriu, na tarde do dia 17 de julho, o seu Ano Capitular, em celebração realizada na Capela Sagrada Família e Santa Paulina, em São Paulo (SP).
Irmãs, colaboradores e membros da Família Madre Paulina (Famapa) marcaram presença neste momento significativo que deu início a preparação para XXIII Capítulo Geral, que será realizado em 2026. Esta caminhada será iluminada pelo tema “Irmãzinhas: Mulheres profetisas, tecendo esperança e sinodalidade no cuidado com a vida” e pelo lema “O Espírito do Senhor está sobre nós. Vamos! Anunciemos a Esperança!” (Cf. Lc 4, 18).
Irmã Rosane Lundin, Coordenadora-Geral da Congregação, durante a celebração, declarou aberto o Ano Capitular, referindo-se a ele como um tempo de graça. “É tempo de retomar a caminhada do sexênio (2021-2026), abrir espaço para o Espírito Santo, vivenciar profundamente o carisma, manter acesa a chama da sensibilidade e da disponibilidade para servir, é tempo de firmar novos passos, assumir novos desafios para responder aos clamores atuais”, disse.
A celebração de abertura foi marcada por momentos de oração e partilha que renovaram a esperança, a alegria e o compromisso com a vivência do carisma de Santa Paulina.
Mesmo à distância, comunidades das Irmãzinhas de diversos estados do Brasil e de outros países, unidades da Rede Santa Paulina, leigos da Famapa e do Instituto Secular Santa Paulina assistiram à transmissão ao vivo da abertura do Ano Capitular e, em sintonia com a Congregação, celebraram e se confraternizaram, agradecendo a Deus por mais este passo na história da obra fundada por Santa Paulina.
A Congregação conta com a oração de todas as pessoas para este ano de retomada missão, reflexões, decisões capitulares e escolha da Coordenação Geral da Congregação.