Irmã Ivanês foi convidada, em agosto de 2016, para integrar o projeto. Há seis anos ela residia na Comunidade Irmã Florentina, em Ipirá (BA), onde trabalhava em pastorais diversas, principalmente na área social, e também ajudava na formação de jovens vocacionadas.
Ao receber o convite, Irmã Ivanês ficou surpresa com a proposta, mas conduzida por Deus, decidiu aceitar a nova missão. “Levei um susto, não esperava ser convidada para um projeto tão desafiador. Depois de muito tempo de oração, também de silêncio, contemplação e conversas, resolvi dizer sim para este projeto. No fundo, era um desejo meu, pois sempre quis uma missão mais arrojada”, afirma.
O Projeto Intercongregacional Pan-Amazônico tem como objetivo geral ser presença missionária do rosto misericordioso de Jesus junto às comunidades ribeirinhas e indígenas da região Pan-Amazônica. Trata-se de uma missão itinerante, com tempo limitado de permanência, tanto das Irmãs, como da própria missão. As Congregações: Missionárias de Jesus Crucificado, Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus, Irmãzinhas da Imaculada Conceição e Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor assumiram o projeto e cinco Irmãs serão enviadas para trabalhar junto ao povo de Islândia.
De acordo com Irmã Ivanês, a missão inicia com a observação e conhecimento do espaço e das necessidades do povo. “É um projeto novo em todos os sentidos. O primeiro momento é de observação porque a gente não conhece a língua, os costumes, a cultura, a forma do povo manifestar sua religião e expressar sua fé”, explica.
A missão será realizada no Vicariato San José del Amazonas, em uma área de 500 quilômetros à beira do rio, que fica seis meses embaixo da água e seis meses em terra seca, por isso as casas são construídas em palafita, o que torna a missão ainda mais desafiadora. “É uma região onde fazemos todo o trabalho por água, a única forma de locomoção são os barcos. Acredito que o maior desafio é dar resposta nas regiões ribeirinhas diante dessa realidade das águas”, conta.
Para se preparar para a missão, o grupo de Irmãs passou por um período de aproximadamente 20 dias juntas entre convivência e retiro. O bispo do Vicariato, Dom José Javier Travieso Martín, também esteve com elas e apresentou a realidade do local para que conhecessem melhor e, assim, pudessem dar uma resposta mais tranquila. “Ele partilhou o desafio da missão, colocou a realidade e, ao mesmo tempo, agradeceu a nossa disponibilidade de estar naquela região, que é pobre em todos os sentidos”, afirma.
Mesmo em meio a tantos desafios, Irmã Ivanês está alegre e muito agradecida pela nova missão. “Sei que a missão não é minha, mas de Deus. Vou com alegria para o Peru. Agradeço muito a Deus por ele ter me chamado para essa ‘aventura divina’. Agradeço à Congregação por confiar em mim, às Irmãs que comigo vão e também ao povo de Ipirá que levo no coração e que serão parceiros nesta missão”, conclui.
A missa de envio acontece no próximo domingo, 05 de março, às 11 horas, na Capela Sagrada Família e Santa Paulina, na Avenida Nazaré, 470, Ipiranga, São Paulo.