Ir. Roseli Amorim participa em Roma (ITA) da 20ª Assembleia da União Internacional das Superioras Gerais

O principal objetivo da Assembleia é promover a reflexão das religiosas sobre a Terra-Casa comum, as periferias existenciais e sociais (migrantes, tráfico de pessoas e paz) e a resposta apostólica como mulheres consagradas. A Assembleia será encerrada com uma Declaração de compromissos para responder concretamente aos desafios ambientais e sociais do nosso tempo. Todas as Superioras Gerais serão chamadas a responder à pergunta: “Que significa para mim empenhar-me pela solidariedade global como religiosa e como líder de Congregação?”.

A presidente da UISG, a Ir. Carmen Sammut, líder da Missionary Sisters of Our Lady of Africa, ordem religiosa africana com origem na Argélia, declarou na abertura que o encontro é um passo em frente no sentido de solidariedade global. “Estamos aqui mulheres religiosas de todo o mundo e é para nós uma ocasião para vir a conhecer uns aos outros, para saber como vida religiosa é vivida nos diferentes contextos, saber como o nosso amor por aquele que nos chama nos leva a ser Luz e sal para outros”.

A UISG é uma organização internacional de Superioras Gerais das Congregações religiosas canonicamente aprovadas. É um fórum internacional onde as Superioras Gerais podem compartilhar as suas experiências, podem fazer intercâmbio de informações e podem enriquecer-se reciprocamente com as suas experiências como líderes. Encoraja o diálogo e a colaboração entre as congregações religiosas dentro da Igreja e com a sociedade inteira.

Além disso, oferece programas, encontros e publicações para ajudar aos seus membros na sua formação como líderes das Congregações religiosas.

foto