FUNSAI comemora 120 anos e inaugura galeria fotográfica com registros da CIIC

A galeria apresenta registros fotográficos de algumas edificações históricas do Ipiranga, entre elas a Casa Geral da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição e a fachada da Capela Sagrada Família e Santa Paulina. As fotos são assinadas pelo fotógrafo André Conti.

O Conde José Vicente de Azevedo tem uma estreita ligação com a CIIC e com a obra e missão de Santa Paulina. Juntamente com sua esposa, Maria Cândida Bueno Lopes de Oliveira Azevedo, o Conde doou para a Congregação o terreno onde hoje se encontra a Casa Geral e a Capela na Avenida Nazaré, no Ipiranga. Em 1901, fundou as Casas da Providência para abrigar ex-escravos desamparados e, no ano seguinte, construiu a pequena Capela que hoje é a Capela Sagrada Família e Santa Paulina, restaurada ao longo dos tempos pela Congregação.

Em 1903, Irmã Paulina, hoje Santa Paulina , veio de Santa Catarina com outras colegas, a pedido da Igreja local e do próprio Conde para colaborar no cuidado de crianças, adolescentes e pessoas idosas abandonadas na região Ipiranga. No dia 07 de dezembro às vésperas da festa da Imaculada Conceição, as irmãs se instalaram nos alojamentos construídos pelo conde Vicente de Azevedo, grande benfeitor. Ainda em 1903, as instalações denominadas Casas da Providência passaram a se chamar Asilo Sagrada Família, que deu origem ao atual Educandário Sagrada Família, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

foto

foto