Espiritualidade

EspiritualidadeESPIRITUALIDADE
Estamos numa época em que o ser humano busca
a espiritualidade nas mais variadas religiões ou
crenças.

 É encontrada entre jovens, cientistas, intelectuais,
empresários, operárias e operárias nas diversas
classes sociais.

Estamos numa época de mudanças profundas e
Deus na esperança da
felicidade.

A espiritualidade é tão procurada assim?
O que é isso? Há muitas definições,
dependendo da religião ou do enfoque.

Quero salientar a espiritualidade cristãpartilhando
as anotações sobre o assunto, neste e nos próximos
escritos:
Espiritualidade é antes de tudo ação do Espírito Santo.

 Deixar-se guiar por ele, pois, nos conduz para a
experiência de Deus que é Pai de todas as pessoas,
com entranhas de Mãe (cf. Os 11, 1-40).

 

Em Deus há lugar para a mística: comunitária, solidária, profética, missionária. Jesus de Nazaré deixou-se guiar pelo Espírito e definiu seu programa de anúncio do Reino (cf. Lc 4, 18-21).

Encarnado na realidade pautou sua vida pelo Espírito junto às pessoas mais pobres, e lhes anunciou o Reino de Deus. Quando falamos de espiritualidade nos ligamos à mística, à motivação interior, isto é, ao Espírito Santo de quem recebemos a graça, a iluminação, à força e a coragem para nos transformarmos e transformar o que nos cerca.

Por natureza, a espiritualidade é libertadora em todas as dimensões do ser humano: econômica, política, cultural, religiosa, ecológica, ideológica. A espiritualidade cristã é transformadora porque está ligada às qualidades do espírito humano: a compaixão, o amor, a tolerância, capacidade de perdoar e acolher o diferente. Estas atitudes trazem realização pessoal e social. Ao mesmo tempo denunciam atitudes egoístas, individualistas, consumistas, separatistas e outras mais (cf. Fl 3, 4-16; Ef 4,13).

A espiritualidade cristã tem seus olhos fixos em Jesus de Nazaré e se torna compromisso com as pessoas excluídas, na superação dos mecanismos geradores da miséria e exclusão. É serviço junto a todas as pessoas, especialmente as mais necessitadas. No Espírito de Jesus é possível viver a fraternidade e a paz, criando alternativas de libertação. A espiritualidade permeia a vida e lhe dá sentido, plenifica a pessoa de esperança em dias melhores e lhe dá ânimo para ver a realidade com o coração misericordioso de Deus, revelado por Jesus de Nazaré. Ela traz alegria e felicidade respondendo ao seu anseio mais profundo: sua Origem.
Ela sacia um pouco a insaciável saudade que temos de Deus.
Seja feliz! Muito feliz seguindo Jesus, como filha e filho amado de Deus!

 

(ATUALIZANDO…)