Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, imigrante italiana, foi uma pessoa muito simples, humilde, cheia de Deus. Num lugar onde faltava tudo, menos o amor, a fé e a esperança, habituou-se a viver na faina diária pela vida. Aprendeu a equilibrar sua forte personalidade e com o passar dos anos assemelhar-se a Jesus Eucarístico, o centro de sua vida.
Baseou sua espiritualidade no amor profundo à Eucaristia e à Maria Imaculada. Tendo como meta configurar-se com Jesus, jamais perdeu de vista o pedido de Maria e a promessa que lhe fez: “Decidi servir-vos, minha querida Mãe”!
Com Maria Imaculada e São José fundou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (CIIC) em Nova Trento, SC, Brasil; hoje ela está 16 Estados brasileiros e mais nove países. Paulina encontrou muitas dificuldades, sofrimentos, incompreensões, incontáveis alegrias e vitórias. Nas mais diferentes situações refugiava-se junto ao amor maior de sua vida: Jesus Eucarístico, e junto dele passava horas a fio, de olhos fixos no Sacrário. Era o ímã que lhe dava força para continuar fazendo o bem às pessoas marginalizadas da sociedade, sem esquecer as demais sempre que necessitassem de auxílio. Sua espiritualidade baseava-se no tripé: Jesus Eucarístico, Maria Imaculada e o serviço à irmã e irmão em necessidade.
Sua vida foi contínua itinerância no caminho de Jesus tendo como companheira de jornada a terna Mãe Maria a quem repetia sua decisão: “servir-vos, minha querida Mãe”! E, de doação em doação, seu coração tornou-se grande como o mundo. É o que manifesta, entre outras, esta frase dita no momento mais difícil de sua vida: Aceito “para que Jesus seja conhecido, amado e adorado por todas as pessoas e em todo o mundo”.
A espiritualidade transformou sua personalidade. Sua maneira de ser converteu pessoas que a prejudicaram e cativou muitas pelo amor serviço, porque seu coração estava repleto de Jesus.
Paulina deixou-se cativar pelo Abbá (Papai), confiou nele, entregou-se à semelhança de Jesus, serviu à Vontade de Deus Pai e às pessoas, cumpriu sua missão. Pode ouvir de Jesus: “Vem bendita de meu Pai, entra no gozo do Reino”!
A espiritualidade de Santa Paulina pode ser vivida por todas as pessoas, inclusive você, filha ou filho amado de Deus, da querida Mamãe Maria. Depende de você decidir-se e servir. A felicidade mora junto do amor serviço. Deus não tira nada! Ele é infinitamente mais generoso do que possamos imaginar.