A espiritualidade da CIIC é Eucarístico-Marial vivida e transmitida por Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Seu testemunho de inserção na realidade, sua atitude de serviço às pessoas pobres: acolhimento, ternura, compaixão, misericórdia, solidariedade, audácia, criatividade, simplicidade e missionariedade nos permitem afirmar que Santa Paulina celebrou e viveu a Eucaristia. Salientemos o aspecto eucarístico.
A Espiritualidade Eucarística é centrada no Mistério Pascal, a saber, a vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus. Ela se inspira nos clamores da realidade, na experiência de Deus. Espiritualidade permite-nos fazer a experiência de Deus na materialidade das coisas e nas diferentes realidades em que vivemos. A experiência de Deus para a CIIC acontece principalmente entre os pobres, na aceitação de novos valores e de outras culturas.
Por isso, as Irmãzinhas fundamentam sua espiritualidade na Palavra de Deus como alimento, força e luz na sua consagração e missão; na atitude de esvaziamento de Cristo-Servo: “Eis que venho, ó Pai, para fazer a tua vontade” (Hb 10,9); na atitude de entrega de Maria Imaculada, acolhendo em si o Verbo: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38); na atitude de Paulina, buscando a vontade de Deus: “Vontade de Deus paraíso meu”, “Amemos a Jesus e nada mais, façamo-nos todas santas”, haurindo forças e coragem na Eucaristia, para que a Congregação cresça e Jesus seja conhecido e amado.
A Espiritualidade Eucarística nos inspira e nos dá força para viver nossa vocação como mulheres, consagradas à causa de Deus e das pessoas mais necessitadas.
À semelhança de Jesus que viveu em comunidade e das comunidades cristãs que foram formadas pelas pessoas que o seguiram, as Irmãzinhas acreditam firmemente que a comunidade é o lugar do anúncio central da fé: Jesus ressuscitou! É o lugar de ouvir a Palavra, refleti-la e colocá-la em prática no serviço às pessoas excluídas. É o lugar da partilha, da convivência, da solidariedade, da alegria onde se faz a celebração da vida e da Eucaristia (At 2, 42 e 4,32-35).
Você, filha e filho amado de Deus e da querida Mãe Maria, é convidado a viver em sua vida a Eucaristia que é o centro e o cume do Mistério Pascal. Você pode! Viva o amor serviço por Jesus Eucarístico. Será muito feliz! Jesus se fez nossa comida para alimentar nossa caminhada. Ele espera por você na Eucaristia.