Empoderar para transformar

Um grupo de 80 mulheres, em Porto Velho (RO), concluiu cursos de manicure, corte e costura, arte em sandálias, arte bordada em bolsa, aplicação em tecido, lingerie e malharia.
Com iniciativa da Paróquia São José Operário, em parceria com a ONG Asbamguama, o projeto iniciou em novembro de 2022, quando 120 pessoas fizeram os cursos de cabeleireiro, manicure, design de sobrancelhas e depilação.

A realização desses cursos só foi possível graças às comunidades, que ouviram o clamor de tantas pessoas capazes de gerar a sua própria renda e que estavam necessitadas de uma oportunidade no mercado de trabalho.

Os recursos para o projeto foram solicitados pela Asbamguama e vieram da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e do Ministério Público do Trabalho. A paróquia ofereceu a infraestrutura e toda a coordenação.

As Irmãs Egnalda Rocha e Teresa Nascimento, com a colaboração das coordenações locais, supervisionaram os eventos, que se estenderão com outras atividades futuras.

“Eu estou tão feliz, tão contente de poder aprender algo novo. Quero fazer outros cursos e empreender mais. Tenho minhas filhar pequenas e não posso ainda sair de casa. Essas atividades eu posso fazer sem sair de casa”, declarou a venezuelana Damelys Josefina Diaz, 49 anos, mãe de gêmeas de dois anos. Diante da dificuldade de se inserir no mercado de trabalho, ela faz e vende panos de prato com acabamento em crochê.

José Carlos Ferreira é um jovem, ex-presidiário, que também concluiu o curso de cabeleireiro e encontrou na nova aprendizagem uma oportunidade para recomeçar. “Eu preciso recomeçar minha vida e esse curso me proporciona isso”, declarou esperançoso.

A experiência tem sido tão positiva, que uma das comunidades quer otimizar espaços ociosos para a criação de uma cooperativa de corte e costura. “Se Deus quiser, vamos fazer aqui uma cooperativa e transformar nossa comunidade num espaço de inclusão profissional”, declarou, otimista, Marcos Emídio dos Santos, que desde o início abraçou com paixão e deferência os projetos.

Colaboração: Irmã Egnalda Rocha