Educadores da Rede Santa Paulina participam do V Seminário de Educação

Começou hoje, em Santa Maria (RS), o V Seminário de Educação da Rede Santa Paulina com a participação de cerca de 210 pessoas, entre educadores e Irmãs das coordenações Geral e Provinciais, além das que atuam no Colégio São José, em Itajaí (SC); Educandário Imaculada Conceição, em Florianópolis (SC), Colégio Regina Mundi, em São Paulo (SP); Escola Fátima, em Sapucaia do Sul (RS); e Escola Medianeira, em Santa Maria (RS). O evento tem como tema “Por uma educação baseada em valores” e o lema “Sois o sal da terra e a luz do mundo” (Mt 5, 13-14).

A abertura do evento contou com a apresentação do coral das crianças e adolescentes da Escola Marista Santa Marta, que encantaram os participantes com lindas canções. Em seguida, na oração inicial, educadoras e crianças da Escola Medianeira encenaram os valores da Rede, ressaltando as virtudes de Santa Paulina. Representantes das cinco unidades educativas entraram com palavras que permeiam o Seminário: amor, fé, empatia, cooperação e sensibilidade, montando um coração.

Irmã Roseli Amorim, coordenadora geral da Congregação, em sua palavra de abertura, falou sobre a importância de ser sal e luz na missão de cada dia. “Que este Seminário possa nos ajudar a reforçar e redescobrir o sabor da vida na missão proposta pela Rede Santa Paulina de Educação. Dar sabor é dar a nossa própria essência na missão de educar”, disse Irmã Roseli.

Responsável pela Ação Evangelizadora na Educação, Irmã Irene Boff refletiu com os participantes do evento sobre o lema que norteia a missão da Rede Santa Paulina de Educação, “Educação: serviço à vida”. “A motivação de estar neste Seminário deve ser a de servir à vida, educando com a pedagogia de Jesus, que se pautava na esperança e na utopia de que um outro mundo é possível”, falou Irmã Irene.

Para abordar o tema do evento “Por uma educação baseada em valores”, foi convidado o professor e psicoterapeuta Leo Fraiman, que apontou a importância do otimismo, da motivação e da perseverança. “Quando uma pessoa tem um projeto de vida, ela sobrevive a qualquer ‘como viver’, porque ela tem um ‘para que viver’. Se eu ajudar um aluno a desenvolver seu projeto de vida, ele vai poder ser o que ele quiser”, explicou Leo.

No período da tarde, os educadores e Irmãs participaram de oficinas com os temas: “Processo de aprendizagens essenciais por projetos”; “Educação 3.0 e Mídias Sociais em uma educação baseada em valores”, “Metodologias de ensino para um currículo C.H. e valores”; “Projeto de leitura – PCG na Educação Básica”; “Projeto de iniciação científica – PCG na Educação Básica”; “Educação Bilíngue”; “Plano Curricular e vivências de valores”; “BNCC: Continuidade entre segmentos”; “Reforma do Ensino Médio”; “Musicalização na Educação Infantil e Anos Iniciais”; “Juventudes, Pós- Modernidade e Educação”; “Metodologias Ativas”.