Dez Irmãs preparam-se para os votos perpétuos

Entre os dias 16 de dezembro e 31 de janeiro, dez Irmãs, sendo seis estrangeiras e quatro brasileiras, participaram do encontro de preparação para os votos perpétuos, com o acompanhamento das Irmãs Rosacy Soares Costa, Eni da Silva e Maria Irene da Silva. A diversidade do grupo facilitou a troca de experiências sobre a missão realizada pelas Irmãs nas diferentes localidades, além de permitir um intercâmbio cultural. De acordo com Irmã Itati Martinez, natural da Argentina, contemplar o grupo é motivo de gratidão a Deus. “Olhando para o grupo, que é composto de cinco países, brota uma ação de graças pelo coração missionário e ousado das Irmãs que despertaram também em nós esse desejo”, agradeceu.

O encontro teve duração de 45 dias, com temas de reflexão, convivência, partilha de vida-missão, momentos fortes de oração e retiro de oitos dias. “Fortalecida emocionalmente e espiritualmente, realizo melhor a missão, encontro comigo e com Deus. Neste tempo proveitoso, senti-me como criatura nas mãos do Criador”, afirmou Irmã Magdalena Martinez, nicaraguense.

A preparação teve como objetivos: retomar a vida consagrada como Irmãzinha, a Opção Fundamental no seguimento a Jesus e as motivações; criar novas e profundas convicções, partindo das experiências vivenciadas e a retomada da própria caminhada; fazer a experiência do carinho e confirmação do amor de Deus através da proposta feita pela Congregação junto às Irmãs que as acompanham e as companheiras de caminhada; e aprofundar alguns temas com a ajuda de assessorias. “Quando o encontro começou, percebi que precisava aprender muita coisa. Foi uma preparação intensa, um tempo de amadurecimento. Aprofundei muita coisa bonita da vida, da missão e da sociedade. Estudamos a história da Congregação e entendi o sentido de pertença desde as raízes. Agora estou bebendo da fonte e pisando em espaços sagrados”, explicou Irmã Delfina Cacheriua, que é natural de Moçambique.

Desde o início do encontro, as Junioristas, como são chamadas nesta fase, passaram por diversos espaços da Congregação, como a Casa Geral, em São Paulo (SP); a Casa São Luiz, em Bragança Paulista (SP); a Chácara São José, em Sorocaba (SP); o Santuário Santa Paulina e o Centro de Espiritualidade Imaculada Conceição, em Nova Trento (SC). Os locais são carregados de significados e história, onde as Irmãs tiveram a oportunidade de pisar no chão que Santa Paulina, fundadora da Congregação, esteve e, dessa forma, fortalecer os laços congregacionais e renovar o sim à missão para a qual foram chamadas. Para Irmã Lourdes Nogales Casupá, boliviana, um dos espaços mais marcante foi a Casa São Luiz, onde residem as Irmãs idosas. “Foi contagiante ver as Irmãs idosas, que doaram suas vidas, felizes, sem desanimar. Elas diziam que começariam tudo de novo se fosse preciso, isso me marcou muito e senti que vale a pena doar a vida. Se nos colocarmos como aquelas Irmãs, vamos dar muitos passos”, contou.

Para a brasileira, Irmã Ivone Azevedo de Souza, não faltam motivos para agradecer pela oportunidade de renovar o sim à missão. “As Irmãs transmitem para nós a certeza de que vale a pena seguir a Vida Religiosa em vista de um amor maior que é próprio Jesus. Após este encontro, levo para minha missão o desejo de continuar seguindo Jesus nos passos de Santa Paulina. No espaço onde atuo hoje, também busco evangelizar para que Jesus se torne conhecido, amado e adorado por todas as pessoas”, afirma.

Participaram do encontro as Irmãs: Catarina Samuel Castelo (Moçambique), Delfina Cacheriua (Moçambique), Elza Domingues (Brasil), Ena Asunción Ortega Trujillo (Nicarágua), Itamires Amorim dos Santos (Brasil), Itati Martinez (Argentina), Ivone Azevedo de Souza (Brasil), Lourdes Nogales Casupá (Bolívia), Luciana dos Santos Silva (Brasil) e Magdalena Flores Martinez (Nicarágua).

foto grupo edit