Congregação homenageia Papa Francisco com plantio de árvores 

Em memória do Papa Francisco, que faleceu no dia 21 de abril, a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (CIIC) aderiu à campanha “Uma Árvore para Francisco”. A ação aconteceu no último sábado, 26, dia em que o corpo do pontífice foi sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.  

A iniciativa, que ocorreu em diversas partes do país e foi abraçada por inúmeros organismos da Igreja e da sociedade, teve como inspiração o legado ecológico de Francisco. Irmãzinhas espalhadas por todo o Brasil — e em vários outros países onde a Congregação está presente — uniram-se e plantaram árvores em homenagem ao Papa. 

Na Casa Geral da Congregação, em São Paulo (SP), a ação aconteceu durante a Assembleia das Províncias, que reunia Irmãzinhas de diversas partes do mundo. Após a oração inicial na Capela Sagrada Família e Santa Paulina, uma muda de pitanga foi conduzida por religiosas do Brasil, Nicarágua, Argentina, Camarões e Moçambique, e plantada pela Coordenadora-Geral da Congregação, Irmã Rosane Lundin.  

Nas demais comunidades, o plantio foi acompanhado por momentos oracionais e vivido com profunda espiritualidade e gratidão. As mudas escolhidas foram variadas, com espécies nativas e frutíferas, valorizando a diversidade e os biomas locais.  

O gesto eternizou, nas diversas comunidades da CIIC, a memória e o legado do Papa Francisco, especialmente no que se refere ao cuidado com a Casa Comum, um dos temas que mais marcaram seu pontificado. Essa preocupação, manifestada na Carta Encíclica Laudato Si’, mostra-nos o compromisso Francisco nutria com a ecologia integral e com o chamado a uma conversão ecológica.