Congregação encerra missão em Crissiumal (RS)

Durante o mês dezembro de 2022, a comunidade de Crissiumal (RS) despediu-se das Irmãzinhas que, ao longo de 75 anos, dedicaram-se à missão na educação e às atividades pastorais.

A Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição chegou em Crissiumal em 1947. Foi a primeira comunidade em terras gaúchas, onde assumiu e administrou a Escola Madre Paulina. Com a diminuiçao dos alunos, a escola foi fechada e a comunidade religiosa permaneceu para auxiliar nas atividades de pastoral da paróquia e das comunidades.

Para agradecer por todos esses anos de missão, foi realizada uma celebração eucarística, marcada por muita gratidão e pelas boas lembranças das tantas Irmãs que lá estiveram. Após a missa, a comunidade ofereceu um jantar e seguiu agradecendo a presença e a missão das Irmãzinhas. Professores, Secretaria da Educação, prefeito municipal e comunidade paroquial também realizaram homenagens de agradecimento.

Irmã Rosane Lundin, Coordenadora Geral, as Irmãs da Coordenação Provincial e Irmãs das comunidades vizinhas estiveram presentes, para juntas, agradecer a acolhida e o bem querer do povo de Crissiumal para com as Irmãzinhas.

Na ocasião, as Irmãs Leni Grando e Silvia Balbina Hass celebraram, respectivamente, 50 e 60 anos de Vida Consagrada.

Gratidão a todas as Irmãzinhas que foram presença missionária na região, especialmente, Irmã Leni Grando, Irmã Maria Isabel Berri, Irmã Maria de Lourdes Muniz e Irmã Silvia Balbina Hass que viveram na comunidade nesses últimos anos.

Certamente, o amor vivenciado junto ao povo de Deus e de que cada Irmãzinha ficará no coração e na memória dos fiéis de Crissiumal.

 

Colaboração: Irmã Leodi Amália Bolzan (Coordenadora Provincial – PNSL)