A Casa São Luiz, em Bragança Paulista (SP), comemorou os 100 anos de sua fundação, com o propósito de cuidar das Imãs idosas e doentes, no dia 05 de outubro, em uma celebração eucarística, presidida por Dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo da Diocese, e concelebrada por outros sacerdotes.

O evento também marcou os jubileus de 70, 60 e 25 anos de Vida Religiosa Consagrada de várias Irmãzinhas.

Participaram deste momento especial membros da coordenação-geral da Congregação, da coordenação da Província Nossa Senhora Aparecida e da Província Nossa Senhora de Lourdes; Irmãzinhas de diversas comunidades; autoridades municipais; o provedor da Santa Casa; benfeitores; colaboradores; familiares e amigos (as) das Irmãzinhas.

Em sua homilia, Dom Sérgio destacou o impacto positivo da presença da Congregação na comunidade. “Com a presença das Irmãzinhas, sentimos uma transformação na vida do nosso povo, pois elas nos trazem a certeza da oração e da presença afetiva e amorosa de Deus”, disse o bispo.

História

A Casa São Luiz foi fundada no dia 02 de outubro de 1924, em Bragança Paulista (SP), para Irmãs idosas ou doentes, organizada dentro dos padrões exigidos pelas leis brasileiras.

Na inauguração, o Cônego José Carlos Aguirre benzeu a Casa, fez uma comovente homília e deu a bênção com o Santíssimo Sacramento. Irmã Ângela de São Miguel Arcanjo (Luiza Voltolini) assumiu a função de superiora local e Irmã Emerencia Maria do Espírito Santo (Francisca Tironi) foi designada como ajudante.

As primeiras Irmãs acolhidas foram Mariana Maria de Jesus (Luiza Dalpra) e Marta de Jesus (Tereza Marcola). Irmã Marta estava tuberculosa e foi a tratamento, e Irmã Mariana faleceu no dia 21 de novembro de 1924, às 11h, com apenas 23 anos de idade.

Em 06 de junho de 1950, a Casa São Luiz aparece nos registros com o nome de Vila Nossa Senhora do Bom Conselho.

O prédio da Casa São Luiz foi demolido e, em seu lugar, foi construída a Casa de Formação Maria de Nazaré, em 16 de fevereiro de 1981.

A construção da nova Casa São Luiz, com 50 quartos individuais, enfermaria, jardins, capela e outros foi dirigida por Irmã Paula Maria da Santíssima Trindade (Lúcia Leppich) e inaugurada em 30 de junho de 1979.

Quando a Casa São Luiz e a Casa Maria de Nazaré foram reformadas, construiu-se uma capela para os restos mortais das Irmãs, onde, também, são veladas as religiosas que falecem e onde são celebradas suas exéquias. Um caminho com os mistérios luminosos do Rosário de Nossa Senhora, inaugurado em 22 de junho de 2008, une as duas casas, criando ambientes agradáveis para a oração.