Congregação celebra 10 anos de missão em Tupiratins (TO)

Era o dia 19 de fevereiro de 2014, quando as Irmãs Elcy Maria Alves, Rosa Bampi e Silvana Mabel Galarza chegaram em Tupiratins, no estado do Tocantins, para se dedicarem ao serviço pastoral nos municípios de Tupiratins e Itapiratins, a pedido de Dom Philip Dichmans, bispo diocesano. Com um trabalho em equipe, elas destacaram o protagonismo dos leigos (as), com atenção especial às mulheres, juventudes e na área da saúde, marcando presença na vida comunitária e na sociedade.

Nesses 10 anos, passaram pela comunidade as Irmãs: Silvana Mabel Galarza, Elcy Maria Alves, Iracema Moser, Maria Dalila Muraro, Euzilene Torres, Carmen Aparecida Vieira, Érica Hensing, Rosa Bampi, Isabel Pastore e Claudete Gaspar.

As Irmãs Elcy e Iracema são lembradas pelas visitas às famílias e pela atuação pastoral. Já Irmã Dalila fez um bonito trabalho de conscientização do povo para compreensão da missão paroquial, além de também visitar às famílias, cuidar da catequese, entre outras funções.

Após a transferência da Irmã Dalila, em março de 2018, Irmã Rosa ficou sozinha durante um período, responsável por atender 16 comunidades e coordenar todo o trabalho, já que não tinha padre na paróquia.

No fim de 2018, chegou Irmã Carmem, que organizou toda a contabilidade da paróquia e se dedicou à Pastoral, atendendo às comunidades. Junto com Irmã Rosa, organizou a assembleia das Comunidades Eclesiais de Base (CEBS) e Comunidades Eclesiais Missionárias (CEMs) da diocese, avaliada pelo povo como a “melhor assembleia da diocese”.

Atualmente, fazem parte da comunidade as Irmãs Isabel Pastore e Claudete Gaspar, que atuam na catequese, nos grupos missionários de família e na formação de lideranças.

No dia 19 de março, aconteceu a celebração em ação de graças pelos 10 anos de missão das Irmãzinhas em Tupiratins e também a despedida da Irmã Rosa, que estava na comunidade desde o início. Foi um momento muito bonito, no qual todo o povo agradeceu a Deus pela presença das Irmãs.