Congregação apoia o protagonismo das mulheres em Camarões

As Irmãzinhas da Imaculada Conceição estão em missão na cidade de Garoua, norte de Camarões, na África Central, desde 1995. Levando adiante o carisma de Santa Paulina, elas colocam-se a serviço das mulheres, defendendo e promovendo a vida.

No Centro de Formação Profissional, as Irmãs acompanham as mulheres na atualização profissional e ingresso no mercado de trabalho para que, assim, possam ter mais autonomia, melhor autoestima e uma vida mais digna.

Um exemplo disso é Louaba Yandibe Rebecca que foi aluna e, hoje, atua como professora no Centro. Muito talentosa, ela leva o seu trabalho para exposições e sempre se destaca. Em 2024, na segunda edição da “Jornada de Excelência na Investigação Científica e Inovação do Norte”, que contou com 67 expositores, Rebecca conquistou o segundo lugar e foi reconhecida como melhor expositora.

Assim como Rebecca, aproximadamente, 70 mulheres, em sua maioria jovens entre 16 e 25 anos, são atendidas, por ano, no Centro, onde desenvolvem habilidades profissionais nas áreas de costura, hotelaria, turismo e cozinha. São mulheres que não tiveram a possibilidade de estudar ou abandonaram os estudos muito cedo por causa do casamento precoce, da pobreza e da cultura que privilegia a formação dos homens.

Após 3 anos de formação, as alunas conquistam uma profissão e estão capacitadas para atuarem no mercado de trabalho ou para começarem o seu próprio negócio. A cada ano, entre 15 e 20 profissionais concluem o curso. Algumas mulheres conseguem trabalho em hotéis e ateliers de costura; outras, com o apoio da família, compram a máquina de costura para começar a trabalhar.

Como peregrinas da esperança, as Irmãs vão ao encontro das vidas que clamam em terras africanas e ajudam a transformar e dar novo sentido a muitas histórias.