Congregação ajuda famílias de ocupação urbana em Iguatu (CE) a conquistarem moradia digna

Irmã Maria Necilda Firmino, que coordena o projeto, junto do voluntário Vinícius Alves e de moradores (Foto: CIIC)

A luta por moradia digna ganhou um novo capítulo de esperança em Iguatu, no interior do Ceará. Com o apoio da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, dezesseis famílias da Ocupação Altiplano conseguiram transferir suas casas para terrenos regularizados, depois de quase dez anos vivendo em condições precárias.

Desde 2015, mulheres da periferia da cidade protagonizam a resistência em cinco ocupações urbanas, enfrentando desafios que vão da falta de infraestrutura à ausência de políticas públicas. Em junho de 2024, a Prefeitura de Iguatu formalizou a doação de terrenos a uma das ocupações, mas exigiu a saída imediata das famílias do local anterior, sem oferecer qualquer suporte para a mudança. A urgência e a falta de recursos ameaçavam inviabilizar essa conquista.

Irmã Maria Necilda Firmino junto de moradores da ocupação Altiplano (Foto: CIIC)

Foi nesse momento que a ação missionária solidária da Congregação entrou em cena. Sob a coordenação da Irmã Maria Necilda Firmino, a Congregação disponibilizou recursos financeiros para a compra de materiais básicos como tijolos, telhas, cimento, areia, madeira, fios e pias. As mulheres, organizadas em equipes, pesquisaram os preços, realizaram as compras e coordenaram a distribuição dos materiais entre as famílias.

“A ajuda da Congregação das Irmãzinhas foi essencial. Consegui construir minha casinha, bem coberta, onde minha família pode viver com mais dignidade. Agora, com o auxílio de Deus, vamos seguir em frente, melhorando cada vez mais”, relata Antônia, uma das moradoras beneficiadas.

Como um gesto de gratidão, as famílias deram ao local o nome de Conjunto Santa Paulina, e já está nos planos da comunidade construir um espaço para acolher a imagem da santa, presente da Congregação.