A participação no treinamento teve como objetivo oferecer formação pessoal e profissional ao grupo, bem como, possibilitar o desenvolvimento do potencial de cada um e cada uma na atuação junto à Congregação. O conteúdo do treinamento veio ao encontro do processo de elaboração do planejamento anual da equipe, envolvendo todos os setores e visando a otimização do tempo, para uma maior organização e integração.
Danilo Tiisel, advogado da Social Profit, palestrou sobre “Planejamento estratégico e jurídico das Organizações da Sociedade Civil”. Segundo Danilo, o planejamento estratégico é essencial para organização da instituição e para ter clareza de onde se quer chegar. “É uma ferramenta de gestão e organização de ideias, fundamental para conhecer a situação atual da instituição e definir o cenário desejado usando a estratégia”, afirmou. Durante sua apresentação, o advogado também provocou os participantes. “Levanto cedo todos os dias e vou para a Organização onde trabalho fazer o que?”, perguntou.
O questionamento serviu como base da reunião dos colaboradores da CIIC pós-treinamento e rendeu um vasto conteúdo para continuidade dos trabalhos. Fernando Colosio, coordenador geral da Hospitalidade e Centros de Terapias da Rede Santa Paulina, sentiu-se motivado com a pergunta e colocou no papel sua missão na CIIC. “Levar a forma de acolher e o bem receber aos visitantes e turistas, através do carisma de Santa Paulina, proporcionando experiências enriquecedoras”, partilhou com os colegas. Para o coordenador de TI, Felipe Alves, a participação no treinamento e as reuniões da equipe são fundamentais para a formação contínua dos colaboradores e o crescimento da gestão profissional na Congregação.
Marcio Zeppelini, presidente do Instituto Filantropia, fechou o evento com uma palestra sobre a importância do relacionamento na captação de recursos. “Antes de mostrar um projeto para captar recursos, é fundamental construir um bom relacionamento com o doador, interessando-se pela vida dele e por aquilo que ele considera importante. Para receber, é preciso dar”, concluiu.
O evento também abordou temas como captação de recursos, legislação, contabilidade e desenvolvimento institucional de organizações do terceiro setor. Participaram do evento os colaboradores: Felipe Alves, Renata Garcia, Fernando Colosio, Demilson Oliveira, Ana Cristina Santos, Kauan Nunes e Ir. Graça Sampaio.