CIIC participa do lançamento da Campanha da Fraternidade 2017

Com o tema “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15), a Campanha da Fraternidade 2017 volta os olhos à necessidade de preservação do meio ambiente e alerta para os riscos que a degradação do mesmo traz para o Brasil e o planeta. Essa foi a ênfase das palavras de Dom Carlos Lema Garcia, Bispo auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal para Educação, que abriu o encontro. “A Ecologia Integral é tema recorrente do Papa Francisco. A natureza existe para ser contemplada, mas também temos o dever de guardá-la e preservá-la”.

A professora, mestre e doutora em Geografia, Marcia Maria Cabreira, uma das assessoras do evento, trouxe uma reflexão sobre o panorama geral dos biomas brasileiros e o alarmante quadro de destruição dos ecossistemas. “Nossos biomas são ambientes extremamente frágeis e que sofrem um impacto muito grande com a ação do homem. O tema dessa Campanha da Fraternidade é pertinente e devemos transmitir para as crianças e adolescentes, pois eles serão os agentes para tentar transformar a situação”.

Em outro momento, o professor Fernando Altemeyer Junior, mestre doutor em Filosofia e Teologia, ressaltou Deus criou o mundo para ser habitado por toda a vida conectada. “Estamos diante de uma campanha desafiadora, a criação como a maior força de Deus. O universo é nossa responsabilidade maior”, alertou.

O evento também contou com palestras do professor José Ricardo Baptista, formado em Ciências Sociais e Ensino Religioso, e da tecnóloga em Gestão Ambiental Ângela Samira Martins. No encerramento, foi reproduzida parte do espetáculo “A Curandeira”, da atriz e escritora Adriana Fortes.

foto